A regulação dos discursos sobre letramento no Orkut: um breve ensaio
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.5106Palavras-chave:
Alfabetização, letramento, OrkutResumo
O objetivo deste trabalho é examinar um recorte das produções discursivas sobre letramento no espaço virtual do Orkut. Ele se inscreve no âmbito das discussões que procuram estabelecer relações entre poder e produção de significados para as práticas docentes na alfabetização, à luz dos estudos de Michel Foucault. Para tal fim, o trabalho está organizado em quatro partes: na primeira, situa-se a pertinência do estudo, seus objetivos e filiação teórica; na segunda, analisam-se os discursos que pretendem ampliar o sentido de letramento para outras práticas, que não apenas as que envolvem a leitura e a escrita; na terceira, são abordados os sentidos atribuídos pelos(as) professores(as) às relações entre alfabetização e letramento, e, por fim, tecem-se algumas reflexões acerca da regulação da produção discursiva no Orkut sobre letramento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.