“Um dois, feijão com arroz…”: rimas e ludicidade como pretexto para estimular o gosto pela e a aprendizagem da leitura

Autores

  • Idonezia Collodel Benetti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joao Paulo Roberti Junior UFSC
  • Fernanda Ax Wilhelm UFRR

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.50362

Resumo

As rimas são conhecidas e usadas em muitas culturas em todo o mundo. O presente trabalho, relato de uma experiência com rimas, ancorado no poema lúdico de Tatiana Belinky “A alegre vovó Guida” pretende, além de abordar o assunto, contribuir com alguns exemplos de exercícios que podem ser utilizados em sala de aula, favorecendo o ensino/aprendizagem da leitura e minimizando as dificuldades relacionadas a essa habilidade linguística.  Os procedimentos utilizados foram aplicados com crianças do segundo ano de uma escola pública de uma cidade em Santa Catarina, no dia 26 de julho, dia da vovó e são assim descritos: a) aquecimento, b) leitura do poema pela professora, c) desenvolvimento com atividades lúdicas e d) reescrita do poema de forma a ficar coerente com uma vovó diferente. Os momentos aproveitados, e utilizados nessas atividades, foram interessantes e envolventes para as crianças e para a professora.

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Biografia do Autor

Idonezia Collodel Benetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Linguística e em Psicologia, Psicopedagoga e Doutoranda em Saúde Coletiva na

Universidade Federal de Santa Catarina 

Joao Paulo Roberti Junior, UFSC

Professor, Psicologo e Mestrando em Antropologia Social na UFSC.

Fernanda Ax Wilhelm, UFRR

Doutora em Psicologia, Professora do Departamento de Psicologia da UFRR

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Publicado

09-08-2015

Como Citar

COLLODEL BENETTI, I.; ROBERTI JUNIOR, J. P.; AX WILHELM, F. “Um dois, feijão com arroz…”: rimas e ludicidade como pretexto para estimular o gosto pela e a aprendizagem da leitura. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 28, 2015. DOI: 10.22456/2595-4377.50362. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/50362. Acesso em: 11 maio. 2025.