Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar

Autores

  • Vera Lúcia Gainssa Balinhas UFPel

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.5023

Resumo

Neste trabalho são apresentadas reflexões sobre o consumo e seus significados para um grupo de dezesseis estudantes de ensino médio, de uma escola pública na cidade do Rio Grande, balneário Cassino, Rio Grande do Sul. O processo investigativo deu-se através de encontros coletivos e individuais que versaram sobre o consumo estudantil no espaço-tempo escolar. Foram selecionados alguns instrumentos para motivar os debates: diários, desenhos, instalação artística, visita ao McDonald’s e apresentação de documentário. Ao discutir os significados do consumo, buscou-se e foram encontradas algumas transgressões nos modos de consumir do grupo investigado. Mas não somente isso, o consumo também se constitui como marcador identitário, usado para conquistar status, reconhecimento, prazer, comunicar gostos e estilos de vida.

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Publicado

2008-04-06

Como Citar

GAINSSA BALINHAS, V. L. Currículo e Cultura de Consumo: como jovens estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/2595-4377.5023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/5023. Acesso em: 12 ago. 2022.