Repensando a aula de Literatura no Ensino Médio: a interação texto-leitor como centro

Autores

  • Taciana Zanolla Universidade de Caxias do Sul
  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul/Univesidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.4806

Palavras-chave:

Ensino Médio, Literatura, ensino, leitura.

Resumo

Este artigo defende uma abordagem da Literatura no Ensino Médio diversa da perspectiva histórica geralmente conferida à disciplina, que se encontra refletida na organização da maior parte dos manuais didáticos utilizados nas salas de aula do país. Propõe-se um trabalho voltado para a interação do aluno com o texto, no qual a seleção de obras que dialoguem com o horizonte de expectativas do leitor e a análise literária dessas obras permitem ao educando construir sentidos para o texto a partir de suas vivências. Os resultados observados em prática de ensino realizada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, a partir de textos de Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira, indicam que essa proposta possibilita a aproximação entre o adolescente e o texto literário, a significação dos textos e a instrumentalização dos alunos para a leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taciana Zanolla, Universidade de Caxias do Sul

Licenciada em Letras pela Universidade de Caxias do Sul; professora na rede municipal de ensino de Caxias do Sul.

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul/Univesidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Letras pela PUCRS; professora e pesquisadora no Departamento de Letras (Universidade de Caxias do Sul) e nos Programas de Mestrado em Educação (Universidade de Caxias do Sul) e Letras (Universidade de Santa Cruz do Sul).

Downloads

Publicado

2008-04-06

Como Citar

ZANOLLA, T.; RAMOS, F. B. Repensando a aula de Literatura no Ensino Médio: a interação texto-leitor como centro. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/2595-4377.4806. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/4806. Acesso em: 9 ago. 2022.