Contextualizando a autoimagem e a autoestima na realidade docente

Autores

  • Karina Pacheco Dohms Colégio Marista Asunção

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.43921

Palavras-chave:

Autoestima, Autoimagem, Docentes, Educação básica.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar níveis de autoimagem e autoestima de docentes que atuam em educação básica. A pesquisa quantitativa utilizou para a coleta de dados o Questionário de Autoimagem e Autoestima adaptado por Stobäus (1983) daquele elaborado por Steglich, em 1978. Participaram da pesquisa 25 docentes, com idades entre 26 e 58 anos, de uma escola tradicional de Porto Alegre, de ensino privado, que atuam três níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio). Os dados foram analisados e trabalhados através de estatística descritiva. Analisando as pontuações dos questionários respondidos pelos docentes, havia a possibilidade de a pontuação variar de no mínimo 50 pontos e no máximo 250 pontos, verificou-se uma média de 194,04 pontos, evidenciando uma tendência a níveis positivos de autoimagem e autoestima, existindo outras necessidades a serem satisfeitas, para chegarem a uma autorrealização.

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Biografia do Autor

Karina Pacheco Dohms, Colégio Marista Asunção

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (2004) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professora de educação física - Colégio Marista Assunção. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: bem-estar docente, educação, mal-estar docente, educação física e formação de professores.

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Publicado

17-11-2016

Como Citar

DOHMS, K. P. Contextualizando a autoimagem e a autoestima na realidade docente. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 29, 2016. DOI: 10.22456/2595-4377.43921. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/43921. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática especial