A saúde na educação física (des)seriada: oportunidades de desenvolvimento da dimensão espiritual

Autores

  • Carla da Conceição Lettnin CAP/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.43855

Palavras-chave:

Educação, Ensino Médio, Saúde, Educação Física

Resumo

 

 

 

 

Resumo: Este estudo qualitativo é um recorte da tese intitulada A (des)seriação da Educação Física (EF) no ensino médio (EM) como proposta de contribuições a saúde: visão de alunos e professores”. Essa nova perspectiva/ação visa à integração dos anos do EM e considera, fundamentalmente, os interesses dos estudantes para a composição das turmas, respeitando o princípio da individualidade, em prol de um ambiente mais saudável. Para recolha dos dados entrevistou-se 7 professores de EF e 138 alunos do EM, além do grupo focal constituido por 14 alunos. Para compreender os dados utilizou-se análise de conteúdo. Evidenciou-se na dimensão espiritual que a (des)seriação é um espaço que proporciona a mudança de hábitos e atitudes através do exercício permanente de reflexões sobre as causas e efeitos provenientes de suas escolhas e do convívio diário com as diferenças, as quais podem lhe trazer harmonia pela coerência entre o pensamento e a ação.

Palavras-chaves: Escola; Educação Física; Saúde; Espiritualidade.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla da Conceição Lettnin, CAP/UFRGS

Profa. do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

17-11-2016

Como Citar

LETTNIN, C. da C. A saúde na educação física (des)seriada: oportunidades de desenvolvimento da dimensão espiritual. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 29, 2016. DOI: 10.22456/2595-4377.43855. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/43855. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática especial