A saúde na educação física (des)seriada: oportunidades de desenvolvimento da dimensão espiritual
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.43855Palavras-chave:
Educação, Ensino Médio, Saúde, Educação FísicaResumo
Resumo: Este estudo qualitativo é um recorte da tese intitulada “A (des)seriação da Educação Física (EF) no ensino médio (EM) como proposta de contribuições a saúde: visão de alunos e professores”. Essa nova perspectiva/ação visa à integração dos anos do EM e considera, fundamentalmente, os interesses dos estudantes para a composição das turmas, respeitando o princípio da individualidade, em prol de um ambiente mais saudável. Para recolha dos dados entrevistou-se 7 professores de EF e 138 alunos do EM, além do grupo focal constituido por 14 alunos. Para compreender os dados utilizou-se análise de conteúdo. Evidenciou-se na dimensão espiritual que a (des)seriação é um espaço que proporciona a mudança de hábitos e atitudes através do exercício permanente de reflexões sobre as causas e efeitos provenientes de suas escolhas e do convívio diário com as diferenças, as quais podem lhe trazer harmonia pela coerência entre o pensamento e a ação.
Palavras-chaves: Escola; Educação Física; Saúde; Espiritualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.