Saúde, Psicologia Positiva, Motivação e Bem-Estar na Educação Física Escolar

Autores

  • Marcio Cossio Baez Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Claus Dieter Stobäus Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Juan Mouriño Mosquera Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.43843

Palavras-chave:

Psicologia Positiva, Motivação, Educação Física Escolar

Resumo

O presente estudo foi colaborativo, a partir das leituras e discussões que levaram à construção da fundamentação teórica da Tese de doutorado de Baez, em processo de construção, “O processo de construção do Bem-Estar e da qualidade de vida durante a formação em Educação Física e suas perspectivas de futuro à luz da Psicologia Positiva”, sendo caracterizado como um estudo de cunho bibliográfico, realizando aproximações à temática da saúde e do docente da Educação Básica. Com o florescimento desta área de estudo denominada Psicologia Positiva surgem novos vieses que podem discutir a importância do conhecimento e aplicação de conceitos motivacionais, sob a influência de aspectos positivos que favoreçam ao desenvolvimento de escolares no decorrer do seu processo de formação. Nesta perspectiva, o professor deve reconhecer não somente temas de planejamento, mas considerar também buscar através de estratégias contribuições para o florescimento pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Cossio Baez, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando e Mestre em Educação pela PUCRS. Técnico Desportivo da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA.

Claus Dieter Stobäus, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-doutor em Psicologia. Universidad Autónoma de Madrid, Espanha Doutor em Ciências Humanas/Educação, Professor Titular da Faculdade de Educação da PUCRS e do Centro Universitário La Salle.

Juan Mouriño Mosquera, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-doutor em Psicologia. Universidad Autónoma de Madrid, Espanha Doutor em Pedagogia, Livre Docente em Psicologia da Educação, Professor Titular da Faculdade de Educação e de Letras da PUCRS.

Downloads

Publicado

17-11-2016

Como Citar

BAEZ, M. C.; STOBÄUS, C. D.; MOSQUERA, J. M. Saúde, Psicologia Positiva, Motivação e Bem-Estar na Educação Física Escolar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 29, 2016. DOI: 10.22456/2595-4377.43843. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/43843. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial