O ENEM, nossa responsabilidade como professores e duas tentativas de contribuir com a realidade em que estamos inseridos.

Autores

  • Daniela Favero Netto Colégio de Aplicação da UFRGS
  • Paulo Coimbra Guedes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.42655

Palavras-chave:

práticas de sala de aula, argumentação, ENEM.

Resumo

A pesquisa realizada estuda práticas cujos objetivos são contribuir com o aprimoramento da produção escrita de alunos da Educação Básica, com o desenvolvimento da capacidade argumentativa em texto oral e escrito; e, ainda, levá-los a pensar, discutir, problematizar, estabelecer relações e a propor soluções para questões da sua realidade e do mundo, o que contribui, inclusive, com sua boa colocação no ENEM. Uma das práticas corresponde à realização de debate e à subsequente produção textual escrita; a outra, ao estudo de três obras de Shakespeare feito por dez alunos do Ensino Médio e à subsequente realização de um ensaio curto. O estudo sugere que utilizar diferentes recursos de pesquisa, estabelecer relações com conhecimentos prévios e, principalmente, variar práticas, criando-se possibilidades que ultrapassam o currículo regular, são recursos que corroboram com o sucesso de atividades que envolvem adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Favero Netto, Colégio de Aplicação da UFRGS

Professora de Língua Portuguesa e Literatura do CAp-UFRGS e doutoranda do PPG-Letras/UFRGS.

Paulo Coimbra Guedes, UFRGS

Professor do PPG-Letras/UFRGS.

Downloads

Publicado

22-04-2013

Como Citar

FAVERO NETTO, D.; COIMBRA GUEDES, P. O ENEM, nossa responsabilidade como professores e duas tentativas de contribuir com a realidade em que estamos inseridos. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 26, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/2595-4377.42655. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/42655. Acesso em: 18 abr. 2024.