Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à Educação Integral

Autores

  • Letícia Fonseca Silva UFRGS/pós graduanda
  • Tânia Beatriz Iwaszko Marques UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.41465

Palavras-chave:

Educação Integral, representações sociais, Mais Educação, Cidade Escola

Resumo

Sete professores do terceiro ciclo da rede municipal de ensino fundamental de Porto Alegre-RS forneceram informações sobre os programas de Educação Integral através de uma adaptação do método clínico piagetiano com uso de histórias. A partir destes dados, as representações sociais destes professores sobre a Educação Integral puderam ser observadas. Destaca-se a importância que eles dão aos programas, apesar de demonstrarem um dualismo entre turno/contraturno e prazer/estudo; necessidade de aprimorar a gestão democrática; a visão que têm dos alunos priorizando aspectos negativos; a ausência de percepção quanto à importância de seu papel no sucesso dos programas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Fonseca Silva, UFRGS/pós graduanda

Sou bióloga, mestre e doutora em zoologia.

Estou finalizando uma especialização em Educação Integral Integrada na Escola Contemporânea na UFRGS.

Trabalho como professora de ciências na rede municipal de Porto Alegre

Tânia Beatriz Iwaszko Marques, UFRGS

Tem Graduação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983 e 1989), Mestrado (1989) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professora Associada de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Coordenadora da Comissão de Graduação do Curso de Pedagogia da UFRGS e Coordenadora Pró-Tempore do Curso de Especialização Educação para a Diversidade

Downloads

Publicado

17-11-2016

Como Citar

SILVA, L. F.; MARQUES, T. B. I. Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à Educação Integral. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 29, 2016. DOI: 10.22456/2595-4377.41465. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/41465. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa em Educação Básica