Pareceres descritivos no Projeto Amora do Colégio de Aplicação - UFRGS: o que estudantes e pais têm a dizer?

Autores

  • Bruna Castilhos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rosane Nunes Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Stela Maris Vaucher Farias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rosália Procasko Lacerda Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.39554

Palavras-chave:

Parecer descritivo, Avaliação, Projeto Amora, Ensino Fundamental.

Resumo

Para alguns autores, o parecer descritivo é a forma de registro de avaliação mais qualificada para descrever os processos de aprendizagem dos estudantes. No entanto, outros afirmam que, assim, podem ser produzidos relatos subjetivos e sem significado. Os objetivos deste trabalho foram: verificar os níveis de compreensão que pais e estudantes possuem a respeito do parecer elaborado pelos professores da referida instituição de ensino; a aceitação do conteúdo do parecer no que diz respeito aos aspectos atitudinais, procedimentais e de desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Foram utilizadas análises qualitativas nos questionários realizados e análises quantitativas dos pareceres. Os resultados mostraram que o parecer tem grande aceitação por parte de pais e de estudantes, que as observações cognitivas, atitudinais e procedimentais são abordadas em equilíbrio e que os responsáveis pelos estudantes parecem se deter mais nos aspectos cognitivos e atitudinais do parecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Castilhos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Biológicas da UFRGS, Porto Alegre, Brasil.

Rosane Nunes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora pesquisadora do Departamento de Ciências Exatas e da Natureza, Área de Biologia, Colégio de Aplicação – UFRGS, Porto Alegre, Brasil.

Stela Maris Vaucher Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora pesquisadora do Departamento de Expressão e Movimento, Área de Educação Física, Colégio de Aplicação – UFRGS, Porto Alegre, Brasil.

Rosália Procasko Lacerda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora pesquisadora do Departamento de Comunicação, Área de Língua Espanhola, Colégio de Aplicação – UFRGS, Porto Alegre, Brasil.

Downloads

Publicado

14-05-2012

Como Citar

CASTILHOS, B.; GARCIA, R. N.; FARIAS, S. M. V.; LACERDA, R. P. Pareceres descritivos no Projeto Amora do Colégio de Aplicação - UFRGS: o que estudantes e pais têm a dizer?. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.39554. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/39554. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial