Docência em Teatro e transdisciplinaridade: a experiência do Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS

Autores

  • Lisinei Fatima Dieguez Rodrigues Colégio de Aplicação da UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.33379

Palavras-chave:

, Pedagogia do teatro, Epistemologia, Currículo, Transdisciplinaridade

Resumo

O trabalho propõe-se a analisar o ensino de Teatro desenvolvido no contexto da Educação Básica numa perspectiva de abordagem transdisciplinar para o conhecimento na experiência do Projeto Amora do CAP/UFRGS. Ao oferecer um processo contínuo de estruturação de esquemas que possibilita aos estudantes realizar operações cognitivas de identificação (o que é só do Teatro), de comparação (o que não é só do Teatro) e de relação (o que é do Teatro e de outras disciplinas), as ações pedagógicas no Projeto Amora permitem que se formulem generalizações acerca do ato teatral. Através da análise dos resultados da pesquisa desenvolvida na Dissertação de Mestrado, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e que gerou este artigo, foi possível consolidar a ideia de que as especificidades do campo de conhecimento podem destacar-se na abordagem transdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisinei Fatima Dieguez Rodrigues, Colégio de Aplicação da UFRGS

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação no Bacharelado em Artes Cênicas-habilitação em InterpretaçãoTeatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e graduação em Educação Artística - habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lotada no Colégio de Aplicação, Departamento de Expressão e Movimento, ministrando aulas de Teatro nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na modalidade EJA. Tem experiência profissional na área de Educação e de Arte, atuando principalmente com teatro escolar e pedagogia da arte.

Downloads

Publicado

14-05-2012

Como Citar

RODRIGUES, L. F. D. Docência em Teatro e transdisciplinaridade: a experiência do Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.33379. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/33379. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial