Docência em Teatro e transdisciplinaridade: a experiência do Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.33379Palavras-chave:
, Pedagogia do teatro, Epistemologia, Currículo, TransdisciplinaridadeResumo
O trabalho propõe-se a analisar o ensino de Teatro desenvolvido no contexto da Educação Básica numa perspectiva de abordagem transdisciplinar para o conhecimento na experiência do Projeto Amora do CAP/UFRGS. Ao oferecer um processo contínuo de estruturação de esquemas que possibilita aos estudantes realizar operações cognitivas de identificação (o que é só do Teatro), de comparação (o que não é só do Teatro) e de relação (o que é do Teatro e de outras disciplinas), as ações pedagógicas no Projeto Amora permitem que se formulem generalizações acerca do ato teatral. Através da análise dos resultados da pesquisa desenvolvida na Dissertação de Mestrado, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e que gerou este artigo, foi possível consolidar a ideia de que as especificidades do campo de conhecimento podem destacar-se na abordagem transdisciplinar.Downloads
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