Ensino de Literaturas Africanas em Língua Portuguesa em escolas de Campo Grande/MS

Autores

  • cristiane da silva umbelino UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Danglei Castro Pereira Universidade Estadual de Mato rosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.33031

Palavras-chave:

Cânone Literário, Literaturas Africanas, Ensino de Literatura

Resumo

O projeto tem o objetivo discutir aspectos teóricos/metodológicos relacionados ao ensino de literaturas africanas em língua portuguesa em escolas da rede estadual de ensino em Campo Grande/MS. Centraremos nossa abordagem na legislação destinada ao ensino de literaturas em Língua portuguesa nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB); bem como nos Referenciais Curriculares da Educação Básica e do Ensino Médio de Mato Grosso do Sul. Daremos, em um segundo momento, enfoque a discussão de como a literatura africana em Língua portuguesa é tratada nestes textos, e investigaremos ações desenvolvidas nos últimos três anos para a melhoria do Ensino de Literaturas africanas em MS via discussão das Diretrizes Estaduais para o Ensino Médio, dando especial atenção para o Ensino de Literaturas em Língua Portuguesa no estado. Nossa preocupação é verificar a situação do ensino de Literaturas africanas de expressão em Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danglei Castro Pereira, Universidade Estadual de Mato rosso do Sul

Professor de Literatura e cultura brasileira da UEMS

Downloads

Publicado

09-08-2012

Como Citar

UMBELINO, cristiane da silva; PEREIRA, D. C. Ensino de Literaturas Africanas em Língua Portuguesa em escolas de Campo Grande/MS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 319–347, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.33031. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/33031. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência