A experiência no ensino de história voltado ao vestibular: um diálogo em torno da construção do conhecimento em um projeto de extensão na cidade do Rio Grande-RS

Autores

  • Diego Mendes Cipriano Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Carlos Roberto da Silva Machado Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.30682

Palavras-chave:

Ensino de História, Vestibular, Conhecimento.

Resumo

O objetivo do trabalho é discutir, na perspectiva de dois educadores, em que medida foi possível, num projeto de ensino/extensão que privilegia a “memorização de conteúdos”, a construção de um conhecimento histórico para a vida em sociedade, nas atividades do curso preparatório ao vestibular “Grupo de Estudos Paidéia”, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Para tanto, relatamos os antecedentes desta proposta de ensino e o aprimoramento de seus pressupostos didático-pedagógicos, situando a visão de História que procuramos imprimir em nossas atividades educativas. Também, discutimos os aspectos fundamentais dos resultados expressos em diagnóstico que realizamos junto aos educandos, com o fim de verificar as concepções dos mesmos sobre o processo de ensino-aprendizagem e a idéia de história que expressaram na sondagem, tendo em vista verificar as implicações destas percepções frente à metodologia que propusemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Mendes Cipriano, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharel em História e Mestrando no Programa de Educação Ambiental.

Carlos Roberto da Silva Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professor Doutor em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2017-09-27

Como Citar

CIPRIANO, D. M.; MACHADO, C. R. da S. A experiência no ensino de história voltado ao vestibular: um diálogo em torno da construção do conhecimento em um projeto de extensão na cidade do Rio Grande-RS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 30, n. 1-2, 2017. DOI: 10.22456/2595-4377.30682. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/30682. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência