Implicações do estudo do letramento

Autores

  • Juçara Benvenuti UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.29760

Resumo

Este artigo apresenta os estudos sobre letramento que realizei em meu Doutorado para responder às questões que desencadearam meu projeto: Como a escola pode realizar um trabalho produtivo e atingir o público leitor contemporâneo? Como ensinar leitura literária na aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio para Jovens e Adultos que tiveram uma história diferenciada de inserção social no mundo letrado? O aprofundamento desse tema ocorreu através de vasta bibliografia que inclui autores brasileiros e estrangeiros, como Barton, Cosson, Heath, Kato, Kleiman, Street, Tfouni, entre outros. A principal justificativa desse estudo é a busca pelo entendimento do que acontece em sala de aula: alguns alunos alcançam melhores resultados em certas atividades, outros terminam as tarefas mais rapidamente e outros, às vezes, nem conseguem realizá-las a contento. A diferença nos resultados se deve ao grau de letramento individual, que pode ser independente do tempo de escolarização do aluno, pois depende de fatores como o grau de inserção do indivíduo e de suas relações na sociedade em que vive. Com esse conhecimento foi possível pensar uma forma de atingir o desenvolvimento do letramento literário de alunos de EJA.

 

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Biografia do Autor

Juçara Benvenuti, UFRGS

Doutora em Linguística Aplicada pelo Instituto de Letras da UFRGS. Professora do Colégio de Aplicação e do Curso de Especialização PROEJA da FACED/UFRGS. Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do CAp/UFRGS. E-mail:00010456@ufrgs.br

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Publicado

10-11-2011

Como Citar

BENVENUTI, J. Implicações do estudo do letramento. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/2595-4377.29760. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/29760. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa em Educação Básica