Uma experiência sobre o ensino e aprendizagem de vetores no IFRS com o auxílio do Geogebra.

Autores

  • Rodrigo Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.26540

Palavras-chave:

Ambientes virtuais, Campos conceituais, Ensino de vetores, Tecnologia

Resumo

Esse trabalho apresenta o uso do software Geogebra[1] em uma atividade proposta para o ensino de vetores no plano cartesiano. Trata-se de um conjunto de atividades realizadas com alunos da licenciatura em matemática na disciplina de Geometria Analítica I. Ao realizar as atividades propostas, os alunos demonstraram o desenvolvimento das habilidades características do pensamento matemático tais como formular hipóteses e argumentar para resolver os problemas.

O embasamento teórico para o desenvolvimento da proposta é a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, onde mostramos que a apropriação dos conceitos matemáticos envolvidos na aprendizagem dos vetores ocorre devido às representações extraídas das situações propostas em sala de aula pelo professor e pela utilização do ambiente virtual pelos alunos.


[1] Software livre, disponível em http://www.geogebra.org/cms/

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Publicado

09-08-2012

Como Citar

SILVA, R. Uma experiência sobre o ensino e aprendizagem de vetores no IFRS com o auxílio do Geogebra. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 299–318, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.26540. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/26540. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência