O circo como dispositivo cultural na musicalidade de Milton Nascimento com crianças
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.21515Palavras-chave:
Ensino fundamentalResumo
Oficina de cultura realizada com 25 crianças de 9 anos de idade, estudantes de uma escola pública municipal de Vitória– ES, e que teve como propósito celebrar o Dia Internacional Circo, em 27 de março. Toda a produção estética dessa oficina girou em torno da música “Circo Marimbondo”, de autoria de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos (1978) e constou de cantocoral e elaboração de pictografias de artistas circenses (desenhocom massa de modelar), a partir da questão norteadora: “Quem são esses marimbondos, de que tanto fala a música?” Os marimbondos foram representados pelas crianças principalmente como figura de artistas fantásticos como palhaços, bailarinas, homembala ,trapezista e mulher barbada ou mulher gorila. A oficina culminou com a apresentação de toda a produção estética (cantocoral e projeção de imagens) para as famílias daquelas crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.