Entre a praça e a escola: analisando processos de apropriação espacial através de uma abordagem complexa

Autores

  • Felipe Silveira de Souza Instituto Federal de Santa Catarina - Campus São José

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.17606

Palavras-chave:

Apropriação espacial, espaço escolar, espaço público, teoria da complexidade.

Resumo

Este ensaio trata dos processos de apropriação espacial do espaço público em comparação com o espaço escolar. Estes processos de apropriação espacial são vistos através dos conceitos de território e territorialidade, buscando, desse modo, compreender a forma como os grupos sociais – tribos urbanas – usam o espaço. Através da teoria da complexidade de Edgar Morin, buscamos estabelecer as similaridades e as diferenças entre os processos de apropriação espacial no espaço escolar e no espaço público. O entendimento dos processos de apropriação espacial na escola é visto como fundamental para a efetivação de uma ação pedagógica escolar mais condizente com a realidade social.

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Biografia do Autor

Felipe Silveira de Souza, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus São José

Professor do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus São José

Licenciado em Geografia - UFRGS

Mestre em Geografia - UFRGS

Doutorando em Geografia - UFSC

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Publicado

13-09-2010

Como Citar

SOUZA, F. S. de. Entre a praça e a escola: analisando processos de apropriação espacial através de uma abordagem complexa. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/2595-4377.17606. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/17606. Acesso em: 19 abr. 2024.