Habilidades sociais na infância: uma experiência nos Anos Iniciais

Autores

  • Fernanda Vebber
  • Alessandra Bencke Jardim UFRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.17435

Palavras-chave:

Educação básica, Ensino Fundamental

Resumo

O Projeto ‘Habilidades sociais na infância: uma experiência nos Anos Iniciais’ propõe a sensibilização às habilidades sociais em sala de aula como uma possível estratégia para desenvolver habilidades e competências sociais e melhorar as relações interpessoais considerando a função social da escola e a perspectiva de promoção da qualidade de vida e saúde na infância e adolescência. Esta proposta orientou-se pelas pesquisas de Zilda Del Prette e Almir Del Prette e foi desenvolvida no decorrer do ano letivo com os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, tendo como foco as habilidades de autocontrole/ expressividade emocional e de fazer amizades. De modo geral, observou-se redução na freqüência de conflitos interpessoais e respeito ao cumprimento de combinações da turma que envolviam a consideração ao outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Bencke Jardim, UFRS

Colégio de aplicação, Departamento de humanidades

Downloads

Publicado

08-06-2011

Como Citar

VEBBER, F.; BENCKE JARDIM, A. Habilidades sociais na infância: uma experiência nos Anos Iniciais. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/2595-4377.17435. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/17435. Acesso em: 28 abr. 2025.