Fractais na escola: a prática de uma engenharia didática apoiada por tecnologia

Autores

  • Rodrigo Sychocki da Silva UFRGS
  • Vandoir Stormowski

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.17365

Palavras-chave:

Aprendizagem, construtivismo, ensino de matemática, engenharia didática.

Resumo

Resumo: Neste artigo vamos apresentar o relato de uma proposta de trabalho desenvolvida na escola básica sobre fractais, com o desenvolvimento de uma engenharia didática, implantada no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre de 2006. Este artigo ainda busca ressaltar os aspectos importantes no uso de tecnologia para o ensino de matemática, visando uma aprendizagem de melhor qualidade dos alunos. Inicialmente essa ideia foi proposta pelo professor Ms. Vandoir Stormowski, onde ele buscava abordar na escola básica um assunto inédito e que até então ainda não possuía espaço nas aulas de matemática: o estudo dos fractais através de matrizes e transformações geométricas. O uso de tecnologia, apoiada na teoria construtivista de Piaget foram essenciais para que o trabalho produzisse resultados significativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, UFRGS

Mestrando na UFRGS - Instituto de Matemática. Mestrado em Ensino de Matemática.

http://www.mat.ufrgs.br/~ppgem/

Downloads

Publicado

13-09-2010

Como Citar

DA SILVA, R. S.; STORMOWSKI, V. Fractais na escola: a prática de uma engenharia didática apoiada por tecnologia. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/2595-4377.17365. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/17365. Acesso em: 18 abr. 2024.