Fractais na escola: a prática de uma engenharia didática apoiada por tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.17365Palavras-chave:
Aprendizagem, construtivismo, ensino de matemática, engenharia didática.Resumo
Resumo: Neste artigo vamos apresentar o relato de uma proposta de trabalho desenvolvida na escola básica sobre fractais, com o desenvolvimento de uma engenharia didática, implantada no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre de 2006. Este artigo ainda busca ressaltar os aspectos importantes no uso de tecnologia para o ensino de matemática, visando uma aprendizagem de melhor qualidade dos alunos. Inicialmente essa ideia foi proposta pelo professor Ms. Vandoir Stormowski, onde ele buscava abordar na escola básica um assunto inédito e que até então ainda não possuía espaço nas aulas de matemática: o estudo dos fractais através de matrizes e transformações geométricas. O uso de tecnologia, apoiada na teoria construtivista de Piaget foram essenciais para que o trabalho produzisse resultados significativos.Downloads
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