Ensino de História, um campo de pesquisa: reflexões sobre os livros didáticos

Autores

  • André Mendes Salles Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.15743

Palavras-chave:

Ensino de História, livro didático, historiografia

Resumo

O Ensino de História hoje se constitui como um frutífero espaço de discussões e investidas acadêmicas. Com as renovações teórico-metodológicas que se intensificaram, sobretudo na década de 1980, o livro didático se tornou objeto e fonte de pesquisa para os historiadores mais sensíveis a tais renovações. Entendemos o ensino de História e as questões a ele relacionadas como fazendo parte constitutiva da própria reflexão do historiador. Assim sendo, este artigo pretende discutir as diretrizes e tendências nas produções sobre os livros didáticos nas últimas décadas. Intenciona-se também discutir algumas das funções do livro didático, pretendendo estabelecer possíveis definições do que seja este objeto cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Mendes Salles, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestrando em História pela Universidade Federal da Paraíba, na linha de pesquisa Ensino de História e Saberes Históricos. Pesquisa questões ligadas à História da Educação e ao Ensino de História.

Downloads

Publicado

01-04-2010

Como Citar

SALLES, A. M. Ensino de História, um campo de pesquisa: reflexões sobre os livros didáticos. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 13–34, 2010. DOI: 10.22456/2595-4377.15743. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/15743. Acesso em: 19 abr. 2024.