Revisão integrativa
bebês, interações e pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.143620Palavras-chave:
Revisão Integrativa, Educação Infantil, Bebês, Interações, PedagogiaResumo
O artigo trata de uma revisão integrativa a respeito da produção acadêmica sobre os bebês no contexto da educação infantil. Busca compreender o modo que os bebês se relacionam, investigam e aprendem sobre si e o mundo no contexto da creche. O artigo integra um estudo de mestrado em educação, que encontra na revisão integrativa a possibilidade de compreender o passado da literatura empírica ou teórica, para fornecer uma compreensão mais abrangente de um fenômeno particular (BROOME, 2006 apud BOTELHO; CUNHA; MACEDO, 2011). O objetivo desse estudo é conhecer e sistematizar pesquisas sobre a temática investigada de modo a compreender de que maneira esse tema vem sendo abordado. O recorte para o levantamento delimita-se entre os anos de 2009 a 2022 em duas bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a base Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A amostra em análise abrangeu 18 trabalhos que são discutidos a partir de 3 grandes categorias: (i) bebês interrogam a Pedagogia; (ii) bebês e interações e (iii) bebês em relação com materiais, espaços e tempos. Por fim, organizamos uma síntese sinalizando para novas investigações que possam contribuir com a compreensão dos modos de aprender dos bebês.
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Referências
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