A perspectiva de professoras de uma escola de educação infantil da cidade do Rio Grande - RS sobre os conhecimentos da educação física

Autores

  • Lissandra Pedroso Melo Colégio Bom Jesus Joana d’Arc
  • Luciana Toaldo Gentilini Avila Universidade Federal de Pelotas/ Bolsista CAPES https://orcid.org/0000-0002-8559-7904
  • Marília Zuchoski Nevez FURG https://orcid.org/0000-0001-5069-5515
  • Samuel Silveira Pereira Professor de Educação Física do Projeto Esportes Paralímpicos para Todos, Rio Grande -RS
  • Marcelo Dias Lemos Professor de Educação Física do Projeto Esportes Paralímpicos para Todos - Rio Grande -RS https://orcid.org/0000-0003-0113-9664

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.143085

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Física, Pedagogia

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivos identificar e analisar as perspectivas das professoras de uma escola de Educação Infantil da rede privada da cidade do Rio Grande - RS sobre a presença dos conhecimentos da Educação Física na Educação Infantil e os benefícios e/ou limitações da formação inicial sobre o trabalho com esses conhecimentos. A pesquisa se tratou de um estudo de caso, a qual utilizou para a produção dos dados o método de grupo focal com as professoras, abordando a temática dos conhecimentos da Educação Física na Educação Infantil. Os dados produzidos foram analisados a partir da análise de conteúdo. Por meio dos resultados, foi possível entender que as professoras percebem a importância da Educação Física, da interdisciplinaridade e do desenvolvimento integral da criança, evidenciando a prioridade de colocar a criança como protagonista da ação por meio de planejamentos de acordo com suas preferências e oportunizando desafios para superar as dificuldades.

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Biografia do Autor

Lissandra Pedroso Melo, Colégio Bom Jesus Joana d’Arc

Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Luciana Toaldo Gentilini Avila, Universidade Federal de Pelotas/ Bolsista CAPES

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Instituto de Educação da FURG.

Marília Zuchoski Nevez, FURG

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestranda em Educação e Bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG

Samuel Silveira Pereira, Professor de Educação Física do Projeto Esportes Paralímpicos para Todos, Rio Grande -RS

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG

 

Marcelo Dias Lemos, Professor de Educação Física do Projeto Esportes Paralímpicos para Todos - Rio Grande -RS

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG

 

 

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Publicado

09-04-2025

Como Citar

PEDROSO MELO, L.; GENTILINI AVILA, L. T.; ZUCHOSKI NEVEZ, M.; SILVEIRA PEREIRA, S.; DIAS LEMOS, M. A perspectiva de professoras de uma escola de educação infantil da cidade do Rio Grande - RS sobre os conhecimentos da educação física. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 38, 2025. DOI: 10.22456/2595-4377.143085. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/143085. Acesso em: 22 abr. 2025.