A Importância da Integração das Artes na Educação Básica:
Um Relato de Experiência do Projeto "Ritmos e Movimentos" em Castelo do Piauí - PI
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.142920Palavras-chave:
Educação básica, Desenvolvimento integral, Inclusão culturalResumo
Este estudo teve como objetivo investigar os impactos da inclusão de atividades artísticas na vida dos estudantes, buscando o desenvolvimento integral dos alunos da Educação Básica e discutir os desafios enfrentados durante a implementação do projeto "Ritmos e Movimentos", instituído pela Lei nº 1374/2023 no município de Castelo do Piauí - PI. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, por meio de um relato de experiência com análise documental e observação das atividades implementadas nas escolas participantes do projeto. Foram analisados documentos institucionais, relatórios pedagógicos e registros de atividades artísticas realizadas. Os resultados mostraram que o projeto contribuiu significativamente para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, promovendo maior criatividade, trabalho em equipe e expressão cultural. A reorganização do cronograma escolar e a integração das oficinas artísticas apresentaram desafios, mas se mostraram eficazes para envolver a comunidade escolar. Conclui-se que o projeto "Ritmos e Movimentos" proporcionou uma experiência educativa enriquecedora e pode servir como modelo para outras localidades. Sugere-se a continuidade do acompanhamento e avaliação da iniciativa para garantir sua sustentabilidade e impacto a longo prazo.
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