A ressignificação do esporte como possibilidade de educação antirracista e para as relações de gênero

o caso da Copa Personalidades Negras de Futebol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.142514

Palavras-chave:

Escola, Esporte, Futebol, Educação antirracista, Equidade e igualdade de gênero

Resumo

A herança da escravização de pessoas negras, aliada à predominância do poder primário dos homens sobre as mulheres, nas dimensões econômica, política e social, por si só não elucida a persistência do racismo e do patriarcado que se  experiencia na atualidade. Assim, analisar práticas sociais do pós-abolição que instituíram mecanismos de legitimação das diferenças raciais e de gênero significa que buscar alternativas para minorá-las é imperativo. Nesse cenário, o objetivo deste artigo é apresentar resultados do projeto Copa Personalidades Negras de Futebol desenvolvido em uma Escola pública de Alvorada-RS. O projeto visa efetivar a educação antirracista e para as relações de gênero por meio do futebol, aliado a pesquisas e estudos acerca da vida e obra das “personalidades negras” que dão nome às equipes participantes. A metodologia utilizada é a cartografia, cujas ferramentas são as impressões registradas no diário de campo, e entrevistas semiestruturadas com 10 participantes do projeto. Os relatos das/os estudantes participantes enunciam a possibilidade de concluir experiências teóricas e práticas, visando reflexões e aprendizagens para a efetivação de práticas pedagógicas antirracistas, letramento racial e antimachistas entre os tempos e espaços da Escola.

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Biografia do Autor

Cristiano Neves da Rosa, Prefeitura Municipal de Alvorada/RS - Prefeitura Municipal de Gravataí/RS

Bacharel em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Licenciado em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Especialista em Os Estudos Culturais nos Currículos Escolares Contemporâneos da Educação Básica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorando em Políticas Públicas no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professor da Rede Municipal de Ensino de Alvorada/RS e da Rede Municipal de Ensino de Gravataí/RS. Atualmente Membro do Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Políticas Públicas do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e Membro do Comitê Científico Ampliado do Grupo de Trabalho Temático Relações Étnico-Raciais do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

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Publicado

12-12-2024

Como Citar

ROSA, C. N. da. A ressignificação do esporte como possibilidade de educação antirracista e para as relações de gênero: o caso da Copa Personalidades Negras de Futebol. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.142514. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/142514. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3