A ressignificação do esporte como possibilidade de educação antirracista e para as relações de gênero
o caso da Copa Personalidades Negras de Futebol
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.142514Palavras-chave:
Escola, Esporte, Futebol, Educação antirracista, Equidade e igualdade de gêneroResumo
A herança da escravização de pessoas negras, aliada à predominância do poder primário dos homens sobre as mulheres, nas dimensões econômica, política e social, por si só não elucida a persistência do racismo e do patriarcado que se experiencia na atualidade. Assim, analisar práticas sociais do pós-abolição que instituíram mecanismos de legitimação das diferenças raciais e de gênero significa que buscar alternativas para minorá-las é imperativo. Nesse cenário, o objetivo deste artigo é apresentar resultados do projeto Copa Personalidades Negras de Futebol desenvolvido em uma Escola pública de Alvorada-RS. O projeto visa efetivar a educação antirracista e para as relações de gênero por meio do futebol, aliado a pesquisas e estudos acerca da vida e obra das “personalidades negras” que dão nome às equipes participantes. A metodologia utilizada é a cartografia, cujas ferramentas são as impressões registradas no diário de campo, e entrevistas semiestruturadas com 10 participantes do projeto. Os relatos das/os estudantes participantes enunciam a possibilidade de concluir experiências teóricas e práticas, visando reflexões e aprendizagens para a efetivação de práticas pedagógicas antirracistas, letramento racial e antimachistas entre os tempos e espaços da Escola.
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