Futebol e as práticas educativas antirracistas
dos processos de identificação na docência à justiça social
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.142513Palavras-chave:
Lugar de Fala, Identificação Docente, Ensino de Educação Física, FutebolResumo
Este ensaio tem como problema central a análise da identificação docente, com ênfase no desenvolvimento de práticas educacionais antirracistas no processo de ensino dos aspectos identitários e socioculturais do fenômeno esportivo do futebol. Ao destacar a importância de abordar questões antirracistas nas aulas de Educação Física, reconhecem-se as possibilidades de enfrentamento do racismo e os desafios associados ao ensino do futebol. Nesse contexto, torna-se fundamental a conscientização dos docentes acerca da realidade social em que estão inseridos. A compreensão da construção histórica do racismo na sociedade brasileira e o entendimento das práticas racistas no ambiente futebolístico possibilitam a elaboração de instrumentos de denúncia e a valorização das histórias e identidades negras, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o racismo durante o ensino dos temas relacionados às práticas esportivas. O desenvolvimento de práticas educativas efetivamente antirracistas, no cenário da Educação Física Escolar, exige a constituição de identificações docentes comprometidas com o combate ao racismo e a implementação de processos formativos voltados às questões discriminatórias que emergem do cotidiano social e das manifestações futebolísticas amplificadas pelas mídias.
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