Futebol e as práticas educativas antirracistas

dos processos de identificação na docência à justiça social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.142513

Palavras-chave:

Lugar de Fala, Identificação Docente, Ensino de Educação Física, Futebol

Resumo

Este ensaio tem como problema central a análise da identificação docente, com ênfase no desenvolvimento de práticas educacionais antirracistas no processo de ensino dos aspectos identitários e socioculturais do fenômeno esportivo do futebol. Ao destacar a importância de abordar questões antirracistas nas aulas de Educação Física, reconhecem-se as possibilidades de enfrentamento do racismo e os desafios associados ao ensino do futebol. Nesse contexto, torna-se fundamental a conscientização dos docentes acerca da realidade social em que estão inseridos. A compreensão da construção histórica do racismo na sociedade brasileira e o entendimento das práticas racistas no ambiente futebolístico possibilitam a elaboração de instrumentos de denúncia e a valorização das histórias e identidades negras, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o racismo durante o ensino dos temas relacionados às práticas esportivas. O desenvolvimento de práticas educativas efetivamente antirracistas, no cenário da Educação Física Escolar, exige a constituição de identificações docentes comprometidas com o combate ao racismo e a implementação de processos formativos voltados às questões discriminatórias que emergem do cotidiano social e das manifestações futebolísticas amplificadas pelas mídias.

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Biografia do Autor

Uilson Silva Junior, IFSULDEMINAS

Mestrando em Educação Física pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- campus Muzambinho. Professor efetivo de Educação Física na rede estadual de ensino do estado de São Paulo.

Arnaldo Sifuentes Leitão, IFSULDEMINAS

Doutor em Educação Física, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- campus Muzambinho. Coordenador do programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF).

Rafael Moreno Castellani, Universidade do Futebol

Doutor em Psicologia Social, Consultor Educacional da Universidade do Futebol e Coordenador Metodológico da franquia de Escolinhas de Futebol Luccas Neto.

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Publicado

12-12-2024

Como Citar

SILVA JUNIOR, U.; LEITÃO, A. S.; CASTELLANI, R. M. Futebol e as práticas educativas antirracistas: dos processos de identificação na docência à justiça social. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.142513. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/142513. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3