Uma voz antirracista no futebol
entrevista com Bruna Amarante da Silva
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.142342Palavras-chave:
Futebol, Racismo, . Educação, EntrevistaResumo
Considerando a temática deste dossiê cujo foco está direcionado para questões relacionadas à educação antirracista e futebol, entrevistamos Bruna Amarante da Silva, jogadora com longa trajetória na modalidade e uma das únicas vozes que tem se manifestado contra episódios de racismo. Nascida em Petrópolis, Rio de Janeiro, desde pequena brincava de futebol com meninos na rua. Aos quatorze anos participou de sua primeira equipe e desde então tem atuado em vários clubes no Brasil e no exterior, mais especificamente na Guiné Equatorial, Trinidad e Tobago e Cazaquistão. A entrevista seguiu os procedimentos teórico-metodológicos da História Oral, envolvendo as etapas de transcrição, copidesque, pesquisa, conferência pela entrevistada e autorização para publicação. Por se tratar de uma entrevista longa, para essa publicação, fizemos alguns recortes privilegiando tópicos que detalham a intervenção de Bruna em prol de uma educação antirracista dentro e fora dos campos, inclusive no que respeita a sua percepção sobre a importância da educação escolar no combate ao racismo estrutural que impera na sociedade brasileira.
Downloads
Referências
ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
AMADO, Janaina; FERREIRA, Marieta de M. (Org.). Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998
MEIHY, José Carlos. S.B. História Oral: Como fazer como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.