Recepção do texto literário no ensino básico:
um estudo a partir da leitura em voz alta de O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.142286Palavras-chave:
Experiência individual de leitura., Leitura literária em voz alta., Mediação de leitura em sala de aula., Recepção de texto literário.Resumo
Esse estudo faz parte do projeto Mediação e recepção em cursos de escrita e leitura literária e possíveis efeitos desses cursos na saúde mental de estudantes do ensino médio, pós-isolamento, na pandemia. O objetivo é promover o desenvolvimento do conhecimento humano por meio da leitura e escrita (MÜGGE, 2011). Foram realizados encontros de leitura em voz alta do livro O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, utilizando o método de observação participante (MINAYO, 2002), com duas turmas de 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública federal de Porto Alegre. A pesquisa busca analisar a recepção da leitura em voz alta, trabalhar a formação do leitor literário e a conscientização sobre pautas sociais, mediar discussões sociais baseadas na experiência individual dos leitores e criar um ambiente acolhedor para os estudantes. Os pressupostos teóricos incluem os trabalhos de Bondía (2002), Mügge (2011), Zilberman (2015) e Petit (2019), que exploram a teoria da recepção e o ensino da leitura nas escolas.
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Referências
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. n. 19, 2002.
MINAYO, M. C. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.
MÜGGE, E. Ensino médio e educação literária: propostas de formação de Leitor. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.
PETIT, M. Para que serve a leitura? São Paulo: Editora 34, 2019.
TENÓRIO, J. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 1ª edição, 2020.
ZILBERMAN, R. Estética da recepção e história da literatura. Porto Alegre: Editora UniRitter, 2015.
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