Recepção do texto literário no ensino básico:

um estudo a partir da leitura em voz alta de O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.142286

Palavras-chave:

Experiência individual de leitura., Leitura literária em voz alta., Mediação de leitura em sala de aula., Recepção de texto literário.

Resumo

Esse estudo faz parte do projeto Mediação e recepção em cursos de escrita e leitura literária e possíveis efeitos desses cursos na saúde mental de estudantes do ensino médio, pós-isolamento, na pandemia. O objetivo é promover o desenvolvimento do conhecimento humano por meio da leitura e escrita (MÜGGE, 2011). Foram realizados encontros de leitura em voz alta do livro O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, utilizando o método de observação participante (MINAYO, 2002), com duas turmas de 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública federal de Porto Alegre. A pesquisa busca analisar a recepção da leitura em voz alta, trabalhar a formação do leitor literário e a conscientização sobre pautas sociais, mediar discussões sociais baseadas na experiência individual dos leitores e criar um ambiente acolhedor para os estudantes. Os pressupostos teóricos incluem os trabalhos de Bondía (2002), Mügge (2011), Zilberman (2015) e Petit (2019), que exploram a teoria da recepção e o ensino da leitura nas escolas.




Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adauto Locatelli Taufer , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLET/UFRGS-2007) e doutorado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLET/UFRGS-2011). Atua como docente e como integrante da equipe de coordenação no Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica (IL/UFRGS e CAp/UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS-2019/2020), na linha de pesquisa da Teoria Literária e da Escrita Criativa. Atualmente é professor de Língua Portuguesa e de Literatura do Colégio de Aplicação (UFRGS). 

Manoela Müller dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi monitora da cadeira História da Educação: História da Escolarização Brasileira e Processos Pedagógicos e atualmente trabalha como bolsista de aperfeiçoamento (PRAE) no projeto MEMORIA FACED: ENTRE TEMPOS, ESPAÇOS E CULTURAS DA EDUCAÇÃO NO RS. Foi assistente de edição na montagem do livro digital "Entre ansiedades e esperanças: narrativas de estudantes em meio a uma pandemia" (2021) e desenvolveu o artigo "Narrativas em meio à pandemia da COVID-19: uma análise das escritas de estudantes da UFRGS (2020)", apresentado no 26º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação.

Márcia Cristina Roque , Colégio de Aplicação - UFRGS

É Doutora e Mestre em Literatura Brasileira e licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa. É professora adjunta do Colégio de Aplicação da UFRGS, lecionando Literatura e Língua Portuguesa.

Referências

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. n. 19, 2002.

MINAYO, M. C. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

MÜGGE, E. Ensino médio e educação literária: propostas de formação de Leitor. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.

PETIT, M. Para que serve a leitura? São Paulo: Editora 34, 2019.

TENÓRIO, J. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 1ª edição, 2020.

ZILBERMAN, R. Estética da recepção e história da literatura. Porto Alegre: Editora UniRitter, 2015.

Downloads

Publicado

24-04-2025

Como Citar

LOCATELLI TAUFER, A.; MÜLLER DOS REIS, M.; ROQUE , M. C. Recepção do texto literário no ensino básico:: um estudo a partir da leitura em voz alta de O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 38, 2025. DOI: 10.22456/2595-4377.142286. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/142286. Acesso em: 24 jun. 2025.