Cultura Digital na EJA: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.142253Palavras-chave:
EJA, Práticas Pedagógicas, Cultura Digital, Letramento Digital, TDICsResumo
O artigo examinou a implementação de uma abordagem pedagógica diversificada em uma aula de Cultura Digital voltada para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp-UFRGS). A pesquisa utilizou métodos de estudo de caso e observação participante para avaliar como diferentes práticas pedagógicas impactam o engajamento e o aprendizado dos estudantes. A aula incluiu variados recursos, como jogos e vídeos, e abordou competências da BNCC voltadas para Computação e Alfabetização, promovendo um ambiente de ensino mais dinâmico e inclusivo. Os resultados indicaram que essa abordagem não apenas aumentou a motivação e a participação dos alunos, mas também incentivou uma compreensão crítica das interações digitais e suas implicações sociais. A experiência ressalta a importância de metodologias que integram tecnologia e práticas interativas, pois reforçam a alfabetização e o letramento digital, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos críticos e participativos de um mundo cada vez mais digital.
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