O trato pedagógico das questões étnico-raciais no futebol
um balanço da literatura (2003-2024)
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.142240Palavras-chave:
Futebol, Relações étnico-raciais, Lei 10.639/03Resumo
O futebol é um fenômeno social que reflete valores sobre os significados da cultura, como a discussão sobre questões étnico-raciais. Com efeito, o tratamento pedagógico do tema na Educação Física escolar é permeado pelo embate entre o desinvestimento pedagógico e a função social da escola, o que nos leva à indagação: o tema do racismo tem ocupado as preocupações pedagógicas da escola e sido abordado nas suas aulas de Educação Física? Para responder à questão, o objetivo deste artigo é mapear a produção acadêmica de 2003 a 2024 que se ocupou do trato pedagógico das questões étnico-raciais sobre o ensino do futebol nas aulas de Educação Física. Nossas fontes são a base de dados SciELO, o Portal de Periódicos da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, que nos possibilitaram identificar 10 pesquisas sobre a temática. As pesquisas revelaram que, ao se ocupar das práticas pedagógicas da Educação Física, o tema da regionalidade e da discussão sobre o gênero o tratamento das questões étnico-raciais por meio do futebol através das aulas de Educação Física é importante pois promove um posicionamento crítico do corpo discente ampliando a compreensão sobre as questões étnico-raciais relacionadas ao futebol.
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