O trato pedagógico das questões étnico-raciais no futebol

um balanço da literatura (2003-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.142240

Palavras-chave:

Futebol, Relações étnico-raciais, Lei 10.639/03

Resumo

O futebol é um fenômeno social que reflete valores sobre os significados da cultura, como a discussão sobre questões étnico-raciais. Com efeito, o tratamento pedagógico do tema na Educação Física escolar é permeado pelo embate entre o desinvestimento pedagógico e a função social da escola, o que nos leva à indagação: o tema do racismo tem ocupado as preocupações pedagógicas da escola e sido abordado nas suas aulas de Educação Física? Para responder à questão, o objetivo deste artigo é mapear a produção acadêmica de 2003 a 2024 que se ocupou do trato pedagógico das questões étnico-raciais sobre o ensino do futebol nas aulas de Educação Física. Nossas fontes são a base de dados SciELO, o Portal de Periódicos da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, que nos possibilitaram identificar 10 pesquisas sobre a temática. As pesquisas revelaram que, ao se ocupar das práticas pedagógicas da Educação Física, o tema da regionalidade e da discussão sobre o gênero o tratamento das questões étnico-raciais por meio do futebol através das aulas de Educação Física é importante pois promove um posicionamento crítico do corpo discente ampliando a compreensão sobre as questões étnico-raciais relacionadas ao futebol.

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Biografia do Autor

Igor Souza, UFBA

Graduação em Educação Física, Mestrando na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Bruno Abrahão, UFBA

Graduando em Educação Física na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Eduardo Ribeiro, UFBA

Doutor em Educação Física, professor adjunto do departamento de Educação Física, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

11-12-2024

Como Citar

SOUZA, I.; ABRAHÃO, B.; RIBEIRO, E. O trato pedagógico das questões étnico-raciais no futebol: um balanço da literatura (2003-2024) . Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.142240. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/142240. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3