Racismo no futebol
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.142239Resumo
O racismo é um dos principais problemas da sociedade moderna, sendo amplamente discutido em relação às suas causas e consequências, em diferentes âmbitos sociais. O objetivo do presente estudo é mapear a produção de artigos científicos nacionais sobre o racismo no futebol. Metodologicamente, recorremos à revisão sistemática de literatura, com delineamento qualitativo descritivo. As buscas foram realizadas em 37 periódicos nacionais da Educação Física, conforme as recomendações do documento da área 21. Com base no filtro implementado, a nossa amostra foi composta por um total de nove artigos. A partir dos estudos analisados, constatou-se que há uma concentração de fontes documentais no processo de produção e operacionalização dos dados (sete artigos), incluindo documentos oficiais ou fontes digitais e impressas. Isso denota uma preocupação em investigar o que está prescrito nos documentos ou o que é retratado pela mídia a respeito da temática do racismo, em detrimento dos sentidos e significados atribuídos pelos próprios sujeitos envolvidos nos fatídicos episódios de racismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.