Os territórios do futebol e o debate educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.142226

Palavras-chave:

Gênero, Futebol, Museu do Futebol, Educacional

Resumo

Este estudo realiza a compreensão sobre a relação gênero e futebol e os efeitos para a educação através da interlocução com o espaço museal. Diante disso, apresenta-se como objetivo compreender a utilização do futebol como instrumento educacional para promover uma educação antirracista através do Museu do Futebol. Para isso, analisa-se os marcadores de diferença de gênero, de raça e de classe no espaço do futebol brasileiro por meio das construções imagéticas e de memória presente nas exposições virtuais do Museu do Futebol (SP). Assim, perpassa-se sobre a formação de “cistemas”, de Fatuma (2023), diante da influência sobre representações culturais atuais e afetando a estrutura esportiva e educacional. Do mesmo modo, transcorre-se sobre as representações simbólicas ocidentais de Maldonado-Torres (2023), a concepção de racismo de Grosfoguel (2023, p. 30) e o de mulheres enquanto classe social de Wittig (2022). Portanto, busca-se concluir sobre as possíveis determinações na sociedade brasileira mediante o reflexo dos aspectos de raça, gênero e classe sobre a educação.

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Biografia do Autor

Julia Beatriz Silva Vicente Chaves, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em História no Programa de Pós-Graduação em História - Universidade Federal de Sergipe, Licenciada em História (UFS).

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Publicado

11-12-2024

Como Citar

CHAVES, J. B. S. V. Os territórios do futebol e o debate educacional. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.142226. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/142226. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3