Os territórios do futebol e o debate educacional
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.142226Palavras-chave:
Gênero, Futebol, Museu do Futebol, EducacionalResumo
Este estudo realiza a compreensão sobre a relação gênero e futebol e os efeitos para a educação através da interlocução com o espaço museal. Diante disso, apresenta-se como objetivo compreender a utilização do futebol como instrumento educacional para promover uma educação antirracista através do Museu do Futebol. Para isso, analisa-se os marcadores de diferença de gênero, de raça e de classe no espaço do futebol brasileiro por meio das construções imagéticas e de memória presente nas exposições virtuais do Museu do Futebol (SP). Assim, perpassa-se sobre a formação de “cistemas”, de Fatuma (2023), diante da influência sobre representações culturais atuais e afetando a estrutura esportiva e educacional. Do mesmo modo, transcorre-se sobre as representações simbólicas ocidentais de Maldonado-Torres (2023), a concepção de racismo de Grosfoguel (2023, p. 30) e o de mulheres enquanto classe social de Wittig (2022). Portanto, busca-se concluir sobre as possíveis determinações na sociedade brasileira mediante o reflexo dos aspectos de raça, gênero e classe sobre a educação.
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