Possibilidade para uma educação física antirracista por meio do futebol
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.142225Palavras-chave:
Futebol, Racismo, Educação física escolar, Perspectiva progressista, Intervenção pedagógicaResumo
Esta pesquisa narra o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica para promover uma educação física antirracista por meio do futebol. Tem como objetivos: analisar a implementação de uma proposta de intervenção pedagógica na educação física escolar, problematizando as manifestações racistas no futebol; conhecer as percepções dos estudantes sobre racismo e futebol e combater o racismo nas aulas de educação física mediante conscientização dos alunos acerca de suas manifestações. A metodologia da pesquisa foi qualitativa e participante. A intervenção aconteceu em uma turma de 8° ano de uma escola pública municipal de Fortaleza-CE e se baseou em uma Perspectiva Progressista. Como resultado da pesquisa, percebeu-se que a problematização do racismo por meio do futebol serviu para atrair a atenção e propiciar uma maior aceitação dos estudantes em discutir uma temática tão sensível. Durante a intervenção, foi registrada uma diminuição no emprego de termos racistas e que, quando estes aconteceram, foram prontamente rechaçados pela turma, demonstrando conscientização.
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