Obstáculos, tensionamentos e disputas

reflexões sobre a inserção e permanência das mulheres no voleibol

Autores

  • George Almeida Lima Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE) https://orcid.org/0000-0003-0899-0427
  • Júlia Távora Ferreira Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)
  • Mari Anne Beatriz Alencar Gomes Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)
  • Wanessa de Souza Barreto Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)
  • Maria Eduarda Honorato Figueiredo Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)
  • Laís Vitória de Souza Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)
  • Letícia Alves Vieira Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)
  • Maria Isabella Pereira de Sousa Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.142133

Palavras-chave:

Gênero, Vôlei, Sexualidade, Esporte, Práticas corporais

Resumo

Este estudo objetiva compreender as percepções das mulheres sobre sua participação na prática do voleibol no município de Campos Sales/CE. Este estudo, de caráter qualitativo, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas enquanto recurso para a coleta de dados. Participaram deste estudo, quatro praticantes de voleibol de uma equipe amadora do município de Campos Sales, CE. Os dados foram analisados a partir da análise temática, em que foram construídas, a posteriori, duas categorias analíticas: (i) Inserção e permanência no vôlei e (ii) obstáculos para a prática do vôlei.  Os resultados apontam que as mulheres possuem barreiras sociais específicas como: (i) objetificação corporal, (ii) desvalorização das suas capacidades técnicas e táticas de jogo, (iii) silenciamento das mulheres, em que seus discursos não são considerados e (iv) as mulheres são alvo de constantes brincadeiras que desvalorizam sua capacidade atlética. A dinâmica vivenciada pelas mulheres faz com que elas possam incorporar uma percepção de que não são tão capazes quanto os homens de se apropriar, de maneira efetiva, da prática do voleibol. Conclui-se que o empoderamento feminino deve ser um elemento basilar na luta contra estereótipos e preconceitos, fazendo com que as mulheres tensionem as bases hegemônicas de poder.

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Biografia do Autor

George Almeida Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Professor efetivo sa Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE). É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF), do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE/UECE) e do Grupo de Estudo em Sociologia do Esporte (GESOE/ULBRA). Realiza pesquisas sobre a Educação Física escolar e sobre os aspectos pedagógicos e socioculturais das práticas corporais e da educação física.

Júlia Távora Ferreira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Aluna da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral de Campos Sales

Mari Anne Beatriz Alencar Gomes, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Aluna da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral de Campos Sales

Wanessa de Souza Barreto , Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Aluna da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral de Campos Sales

Maria Eduarda Honorato Figueiredo , Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Aluna da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral de Campos Sales

Laís Vitória de Souza, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Aluna da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral de Campos Sales

Letícia Alves Vieira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Aluna da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral de Campos Sales

Maria Isabella Pereira de Sousa, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Aluna da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral de Campos Sales

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Publicado

12-12-2024

Como Citar

LIMA, G. A.; FERREIRA, J. T.; GOMES, M. A. B. A.; BARRETO , W. de S.; FIGUEIREDO , M. E. H.; SOUZA, L. V. de; VIEIRA, L. A.; SOUSA, M. I. P. de. Obstáculos, tensionamentos e disputas: reflexões sobre a inserção e permanência das mulheres no voleibol. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.142133. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/142133. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Cadernos dos Alunos