Infâncias entre telas

o que crianças pequenas e adultos contam sobre práticas educativas durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.141912

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ensino Remoto, Pesquisa com crianças, Covid 10

Resumo

Este artigo discute percepções intergeracionais, de crianças pequenas e de suas professoras, sobre práticas educativas desenvolvidas durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2021, em quatro instituições públicas de Educação Infantil do Distrito Federal. A pesquisa empírica foi realizada no período do ensino remoto, com as crianças colaboradoras na faixa etária de cinco e seis anos. Os instrumentos utilizados foram observação participante, análise documental, entrevistas, dinâmicas conversacionais, registros pictóricos e fotográficos e oficina lúdica virtual com as crianças, sendo que esta última compõe o que temos chamado de etnografia performativa. Foram identificados processos de desenvolvimento de vínculos entre as professoras e as crianças pequenas no ciberespaço e a valorização do ensino remoto como possibilidade de ação pedagógica no contexto pandêmico. Contudo, verificou-se também que o ensino remoto foi marcado por assimetrias econômicas, brechas digitais que excluíram do convívio social no ciberespaço as crianças pequenas que não tinham acesso aos dispositivos tecnológicos e à internet para a participação nos encontros síncronos.

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Biografia do Autor

Débora Cristina Sales da Cruz Vieira, SEEDF/UnB

Doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (2023). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (2015). Especialista em Educação Infantil pela Universidade de Brasília (2012). Graduada em Letras - Português/Espanhol pelo Centro Universitário de Brasília (1998). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1997, atuando na docência, coordenação pedagógica e gestão. 

Luciana Hartmann , Universidade de Brasília

Professora titular do Departamento de Artes Cênicas da UnB, atuando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGCEN) desta universidade e como colaboradora no PPGI Performances Culturais, da UFG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ 2. Possui graduação em Artes Cênicas - Bacharelado em Interpretação Teatral, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Antropologia Social (2000) e Doutorado em Antropologia Social (2004) pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período de doutorado sanduíche na área de Antropologia Visual na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) - Paris (2002-2003). Realizou Pós-doutorado na Université Paris X Ouest Nanterre La Défense (2014-2015), pesquisando como crianças imigrantes contam suas histórias. 

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Publicado

05-05-2025

Como Citar

SALES DA CRUZ VIEIRA, D. C.; HARTMANN , L. Infâncias entre telas: o que crianças pequenas e adultos contam sobre práticas educativas durante a pandemia de Covid-19. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 38, 2025. DOI: 10.22456/2595-4377.141912. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/141912. Acesso em: 23 jun. 2025.