Infâncias entre telas
o que crianças pequenas e adultos contam sobre práticas educativas durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.141912Palavras-chave:
Educação Infantil, Ensino Remoto, Pesquisa com crianças, Covid 10Resumo
Este artigo discute percepções intergeracionais, de crianças pequenas e de suas professoras, sobre práticas educativas desenvolvidas durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2021, em quatro instituições públicas de Educação Infantil do Distrito Federal. A pesquisa empírica foi realizada no período do ensino remoto, com as crianças colaboradoras na faixa etária de cinco e seis anos. Os instrumentos utilizados foram observação participante, análise documental, entrevistas, dinâmicas conversacionais, registros pictóricos e fotográficos e oficina lúdica virtual com as crianças, sendo que esta última compõe o que temos chamado de etnografia performativa. Foram identificados processos de desenvolvimento de vínculos entre as professoras e as crianças pequenas no ciberespaço e a valorização do ensino remoto como possibilidade de ação pedagógica no contexto pandêmico. Contudo, verificou-se também que o ensino remoto foi marcado por assimetrias econômicas, brechas digitais que excluíram do convívio social no ciberespaço as crianças pequenas que não tinham acesso aos dispositivos tecnológicos e à internet para a participação nos encontros síncronos.
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