Onde há vida, há interação
O uso de fotos para o desenvolvimento dos conceitos das interações ecológicas
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.141710Palavras-chave:
Recursos Visuais, Ludicidade, Ensino Por Investigação, FotografiaResumo
O presente artigo relata uma experiência pedagógica com o uso de fotografias para facilitar a compreensão dos conceitos das interações ecológicas no ensino médio, reconhecendo a importância dessas interações para o entendimento do ecossistema e da biodiversidade. A atividade "Onde há vida, há interação: o uso de fotos para o desenvolvimento dos conceitos das interações ecológicas" foi aplicada em cinco turmas do 3o ano de Biologia, envolvendo 88 estudantes de uma escola em Belo Horizonte. As/os estudantes foram divididos em grupos e, com o auxílio de imagens que representavam interações ecológicas, associaram as fotos aos conceitos teóricos correspondentes. A metodologia adotada incluiu dois encontros: um para a realização da atividade prática e outro para discussão e correção colaborativa. O uso das fotografias despertou o interesse e o engajamento dos alunos, promovendo debates intensos e facilitando a compreensão dos conceitos. Observou-se um aumento significativo nas interações e questionamentos entre as/os estudantes durante as atividades. Conclui-se que o uso de imagens reais no ensino de Biologia contribuiu significativamente para a assimilação dos conceitos ecológicos, proporcionando uma abordagem didática mais interativa e participativa.
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