Cartão preto
o Ludopedismo na luta antirracista mundial
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.141229Palavras-chave:
Ludopedismo, Antirracismo, SociedadeResumo
Cartão preto: o Ludopedismo na luta antirracista mundial tem como objetivo discutir a relação entre futebol e racismo, e como o monitoramento e punição das manifestações racistas podem influenciar positivamente a postura antirracista na sociedade. Através da análise diacrônica e crítica de atos racistas no futebol brasileiro e mundial, estruturada com o apoio da literatura sobre futebol e da literatura sobre questões étnicas, discutimos a evolução da luta antirracista dentro de campo e sua relação com o momento em que ocorre. Através dos nossos estudos e análises, podemos notar que há um maior monitoramento no combate ao racismo no futebol. Apesar disso, ainda vemos posturas displicentes com relação à punição às manifestações racistas: a perseguição sofrida pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior, por exemplo. Apesar da seriedade do problema, o governo espanhol e a La Liga lidaram de forma negligente com a questão. Contudo, apesar da demora, a justiça espanhola condenou três racistas a oito meses de prisão. Dessa forma, podemos notar que a luta antirracista deve ser constante, dentro e fora de campo, e deve gerar punições aos criminosos para que a cultura do ódio racial seja combatida. O futebol é uma ferramenta exemplar no combate ao racismo.
Downloads
Referências
BENTO. Maria Aparecida da Silva. O pacto da branquitude. Companhia das Letras. São Paulo. 1ª edição. 2022.
DUARTE. Luiz Carlos. Friedenreich: a saga de um craque nos primeiros tempos do futebol brasileiro. Ed. Casa Maior. São Caetano do Sul. 2012.
FILHO Mário Rodrigues. O negro no futebol brasileiro. Ed. Mauad. Rio de Janeiro. 5. ed. 2010.
MATTA, Roberto da. O Universo do Futebol.: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Pinakhoteka, 1982.
MÁXIMO. João, CASTRO. Marcos de. Gingantes do futebol brasileiro. 2ª Edição. Editora Civilização Brasileira. Rio de Janeiro. 2011.
NASCIMENTO, Marcelo Cordeiro do. Ludopedismo: a ciência do futebol arte. Curitiba. Editora CRV. 2022.
SANTOS. Henrique Sena dos. Pugnas renhidas: futebol, cultura e sociedade em Salvador (1901-1924). Edufba. Salvador. 2014.
GARRIDO. Atilio. Maracanazzo: da euforia ao silêncio de uma nação. Tradução: Ana Luisa Bailac. Livros Ilimitados Editora. Rio de Janeiro. 2014.
RIBEIRO. Péris. Didi: o gênio da folha-seca. 3ª Edição. Editora Gryphus. Rio de Janeiro. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.