Caiçara: quem cai e sara

as relações fundamentais e as significações da capoeira na perspectiva da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.141151

Palavras-chave:

Significações, Educação, Capoeira

Resumo

Esta pesquisa tratou dos sentidos da capoeira para a Escola Capoeira Caiçara. Dessa maneira, em termos de objetivos gerais, visou-se compreender as significações da modalidade e as relações fundamentais dentro da Capoeira Caiçara. No âmbito metodológico, organizou-se como pesquisa de campo, em que foi utilizada a observação e a entrevista como fontes de coletas de dados, sendo aplicadas no polo da Escola Caiçara, localizado no bairro do Coqueiro, no município de Ananindeua. Este estudo se sustentou nos seguintes autores: Durkheim (2011), com sua conceituação de  educação; Weber (1956) e suas definições para dominações puras; Brandão (2007), com sua visão sobre a educação; Mauss (2003), com sua concepção da educação dos movimentos; e Gohn (2006) e Severo (2015), em nível pedagógico. Neste sentido, três categorias surgiram, a dizer elas: modos de educação, modos de dominação e significações da capoeira. Na primeira, obteve-se que as ações educativas são de caráter não formal. Em seguida, constatou-se que a relação de respeito entre os mestres e os capoeiristas evidencia a presença de dominações carismáticas e tradicionais. Por último, Escola e a capoeira, de certa forma, possuem intencionalidades difusas, que tendem a serem pertencentes ao espectro esportivo, cultural, educacional, social e profissional. 




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Biografia do Autor

Vitória Monteiro, Instituto Federal do Pará

Estudante do Ensino Médio Integrado do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Participa como voluntária do Grupo de Estudos em Robótica Aplicada e Educacional (GERAE). Em que integra como voluntária o projeto de extensão Electronic Art Recycling for a Thriving (EARTH). Atualmente é bolsista de Iniciação Cientifica, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2023-2024).

Renan Furtado, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2022. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Professor DIII-1 da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA), atuando na Vice liderança do grupo e na linha de pesquisa de "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". 

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Publicado

09-04-2025

Como Citar

MONTEIRO, V. P.; FURTADO, R. S. Caiçara: quem cai e sara: as relações fundamentais e as significações da capoeira na perspectiva da escola. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 38, 2025. DOI: 10.22456/2595-4377.141151. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/141151. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

Cadernos dos Alunos