Caiçara: quem cai e sara
as relações fundamentais e as significações da capoeira na perspectiva da escola
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.141151Palavras-chave:
Significações, Educação, CapoeiraResumo
Esta pesquisa tratou dos sentidos da capoeira para a Escola Capoeira Caiçara. Dessa maneira, em termos de objetivos gerais, visou-se compreender as significações da modalidade e as relações fundamentais dentro da Capoeira Caiçara. No âmbito metodológico, organizou-se como pesquisa de campo, em que foi utilizada a observação e a entrevista como fontes de coletas de dados, sendo aplicadas no polo da Escola Caiçara, localizado no bairro do Coqueiro, no município de Ananindeua. Este estudo se sustentou nos seguintes autores: Durkheim (2011), com sua conceituação de educação; Weber (1956) e suas definições para dominações puras; Brandão (2007), com sua visão sobre a educação; Mauss (2003), com sua concepção da educação dos movimentos; e Gohn (2006) e Severo (2015), em nível pedagógico. Neste sentido, três categorias surgiram, a dizer elas: modos de educação, modos de dominação e significações da capoeira. Na primeira, obteve-se que as ações educativas são de caráter não formal. Em seguida, constatou-se que a relação de respeito entre os mestres e os capoeiristas evidencia a presença de dominações carismáticas e tradicionais. Por último, Escola e a capoeira, de certa forma, possuem intencionalidades difusas, que tendem a serem pertencentes ao espectro esportivo, cultural, educacional, social e profissional.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. Lisboa: Editorial Presença, 2004.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Petrópolis. RJ. Brasil: Vozes, 2011.
FALCÃO, José Luiz Cirqueira. Do brasil para o mundo: a prática corporal da capoeira na articulação de processos formais e não-formais de educação. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 11, n. 24, p. 73-86, jan./mar. 2018.
GOHN Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006.
GOMES, Romeu. Análise e a interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 33.ed. Petrópolis. RJ. Vozes, 2013.
LUSSAC, Ricardo Martins Porto; TUBINO, Manoel José Gomes. Capoeira: a história e trajetória de um patrimônio cultural do Brasil. R. da Educação Física/UEM. Maringá, v. 20, n. 1, p. 7-16, 1, 2009.
MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 33.ed. Petrópolis. RJ. Vozes, 2013.
PALHARES, Leandro Ribeiro. Capoeira e projetos sociais. Revista Vozes dos Vales da UFVJM: Publicações Acadêmicas, MG, n.01, 2012.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2014.
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Educação não escolar como campo de práticas pedagógicas. Ver. bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 96, n. 244, p. 561-576, set./dez. 2015.
WEBER, Max. Die drei reinen Typen der legitimen Herrschaft. In: ______. (org.) Wirtschaft und Gesellschaft. 4. ed. v. II, p. 551-8, 1956.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.