Aprender e construir conhecimento:
32 anos no CAp da UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.140332Palavras-chave:
Colégio de Aplicação, Memória, Revista cadernos do aplicaçãoResumo
Relato de professor de Língua Portuguesa e Literatura contando sua trajetória, suas descobertas e construções pedagógicas no Colégio de Aplicação da UFRGS de 1980 a 2013. São descritos o ambiente, o funcionamento da escola e as principais transformações ocorridas ao longo de 32 anos na escola-laboratório que muito se destacou na educação pelas inovações e resultados obtidos por seus alunos. São registradas as diferentes alterações acontecidas nesse período, iniciando pela adoção de eleições diretas para os gestores escolares, o sorteio dos alunos para ingresso na escola em vez da prova de habilidades, a chegada da Internet e suas consequências, a mudança para um prédio novo na periferia de Porto Alegre, com novas exigências e desafios. Também são relatadas várias atividades pedagógicas realizadas, a maioria delas transdisciplinares. Neste texto ainda é informada a história do periódico Cadernos do Aplicação, um dos poucos a abordar exclusivamente temas relacionados à Educação Básica.
Downloads
Referências
APULEIO, Lúcio. O Asno de Ouro. Rio de Janeiro, Ediouro, 1980.
BELLOMO, Harry Rodrigues.Cemitérios do Rio Grande do Sul: arte, sociedade e ideologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
CHEUICHE, Alcy. Sepé Tiaraju - Romance dos Sete Povos das Missões. Porto Alegre: AGE, 1980.
CADERNOS DO APLICAÇÃO. Porto Alegre, v. 6, n. 1, 1993.
DOBERSTEIN, Arnoldo Walter. Porto Alegre 1900 - 1920: estatuária e ideologia. Porto Alegre: SMC, 1990.
GILGAMESH - Rei de Uruk. São Paulo: Ars Poética Editora, 1989.
MUTTI, Regina Maria. Varini; PAMPANELLI, Nara Brasco. Cadernos do Aplicação. 1986.
SÓFOCLES. Édipo Rei. Porto Alegre: L&PM, 1987.
SÓFOCLES. Antígona. Porto Alegre: L&PM, 1987.
VIRGÍLIO, PÚBLIO. A Eneida. Rio de Janeiro: Ediouro, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.