20 anos das Oficinas do Projeto Unialfas:
o que pode ser tão legal quanto a hora do recreio?
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.139756Palavras-chave:
Colegio de Aplicação, Oficinas, Currículo, Ludicidade, Inovação pedagógicaResumo
O presente artigo retoma e celebra a história de 20 anos do componente curricular “Oficinas”, ofertado desde 2004 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Projeto Unialfas, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Contextualizando as Oficinas desde a sua concepção, este trabalho versa sobre aprendizagem, principalmente do ponto de vista de quem aprende, além de aproximar currículo e ludicidade - concepções que sustentam esse componente curricular. Para rememorar a história e analisar as Oficinas do Projeto Unialfas, foram utilizados os arquivos da Equipe e outras publicações que registram e embasam esta prática pedagógica, como as dissertações de mestrado de Gehlen (2000), Lopez (2010) e Leite (2014). Detalha-se a proposta, desde sua concepção, apresentação aos estudantes, escolha e realização, em seus variados formatos no decorrer do tempo. Conclui-se que as Oficinas apresentam-se como um currículo atrativo para estudantes e docentes e que, dentro de suas potencialidades pedagógicas, possibilitam a ampliação do repertório de vivências e aprendizagens, respeitando as infâncias e garantindo a participação de todos os envolvidos nessa construção curricular, de forma conjunta.
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