20 anos das Oficinas do Projeto Unialfas:

o que pode ser tão legal quanto a hora do recreio?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.139756

Palavras-chave:

Colegio de Aplicação, Oficinas, Currículo, Ludicidade, Inovação pedagógica

Resumo

O presente artigo retoma e celebra a história de 20 anos do componente curricular “Oficinas”, ofertado desde 2004 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Projeto Unialfas, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Contextualizando as Oficinas desde a sua concepção, este trabalho versa sobre aprendizagem, principalmente do ponto de vista de quem aprende, além de aproximar currículo e ludicidade - concepções que sustentam esse componente curricular. Para rememorar a história e analisar as Oficinas do Projeto Unialfas, foram utilizados os arquivos da Equipe e outras publicações que registram e embasam esta prática pedagógica, como as dissertações de mestrado de Gehlen (2000), Lopez (2010) e Leite (2014). Detalha-se a proposta, desde sua concepção, apresentação aos estudantes, escolha e realização, em seus variados formatos no decorrer do tempo. Conclui-se que as Oficinas apresentam-se como um currículo atrativo para estudantes e docentes e que, dentro de suas potencialidades pedagógicas, possibilitam a ampliação do repertório de vivências e aprendizagens, respeitando as infâncias e garantindo a participação de todos os envolvidos nessa construção curricular, de forma conjunta.




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Biografia do Autor

Daniela B. Kohlrausch, Colégio de Aplicação da UFRGS

Mestra em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Colégio de Aplicação da UFRGS. 



Marilse Gehlen, Colégio de Aplicação da UFRGS

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Colégio de Aplicação. 



Sofia Schander, Colégio de Aplicação da UFRGS

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora substituta do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Simone Costa Moreira, Colégio de Aplicação da UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Colégio de Aplicação da UFRGS

Referências

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Publicado

03-07-2024

Como Citar

B. KOHLRAUSCH, D.; GEHLEN, M.; SCHANDER, S.; COSTA MOREIRA, S. 20 anos das Oficinas do Projeto Unialfas: : o que pode ser tão legal quanto a hora do recreio?. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.139756. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/139756. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 1