História do ensino da música no Colégio de Aplicação de 2003 a 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.139753

Palavras-chave:

Musica, ensino, pesquisa, extensão

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo expor o trabalho realizado pela disciplina de Música no Colégio de Aplicação, durante o período de 2003 a 2019, no qual a escola esteve funcionando junto ao Campus do Vale. Trará alguns aspectos teóricos e práticos da metodologia utilizada pelos professores de música, assim como o papel da música no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Abrangerá, também, algumas abordagens posteriores a 2019. Durante esta etapa foram desenvolvidos projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, dentre os quais destaco o Coro, o Conjunto Instrumental, o CAp em Show, Música e Cidadania, Orquestra de Flautas Doces, Semana da Música, Musicalização para Adultos, UFRGS Portas Abertas, A Paisagem Sonora na Narrativa Literária, Música e suas Interlocuções com a Ciência e a Tecnologia. Nesse período houve a ampliação de três para sete professores na equipe de música e ocorreu a elaboração do projeto educacional da área de Música, realizando alterações curriculares baseadas no PL 2732/2008, o qual alterou a Lei nº 9394/96, denominada de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Costa Guterres Paz, Colégio de Aplicação UFRGS

Doutora em Letras, professora titular aposentada do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

SOUZA, J.. Música, Cotidiano e Educação. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

LIMA, Maria Helena de Lima. Educação Musical/Educação Popular: projeto música e cidadania, uma proposta de movimento. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: PPGEDU/UFRGS, 2002.

Downloads

Publicado

13-09-2024

Como Citar

PAZ, M. C. G. História do ensino da música no Colégio de Aplicação de 2003 a 2019. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.139753. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/139753. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 1