História do ensino da música no Colégio de Aplicação de 2003 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.139753Palavras-chave:
Musica, ensino, pesquisa, extensãoResumo
Este relato de experiência tem como objetivo expor o trabalho realizado pela disciplina de Música no Colégio de Aplicação, durante o período de 2003 a 2019, no qual a escola esteve funcionando junto ao Campus do Vale. Trará alguns aspectos teóricos e práticos da metodologia utilizada pelos professores de música, assim como o papel da música no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Abrangerá, também, algumas abordagens posteriores a 2019. Durante esta etapa foram desenvolvidos projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, dentre os quais destaco o Coro, o Conjunto Instrumental, o CAp em Show, Música e Cidadania, Orquestra de Flautas Doces, Semana da Música, Musicalização para Adultos, UFRGS Portas Abertas, A Paisagem Sonora na Narrativa Literária, Música e suas Interlocuções com a Ciência e a Tecnologia. Nesse período houve a ampliação de três para sete professores na equipe de música e ocorreu a elaboração do projeto educacional da área de Música, realizando alterações curriculares baseadas no PL 2732/2008, o qual alterou a Lei nº 9394/96, denominada de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica.
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Referências
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