O Atendimento Educacional Especializado no Colégio de Aplicação da UFRGS:
o ensino colaborativo em pauta
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.139752Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado, Ensino colaborativo, Educação Básica, Educação EspecialResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o ensino colaborativo como estratégia potencializadora dos processos inclusivos a partir da experiência do atendimento educacional especializado no Colégio de Aplicação da UFRGS. Pautada em uma abordagem qualitativa, a investigação organizou-se a partir da análise documental e da revisão de literatura, bem como, da experiência do ensino colaborativo como proposta constituinte do atendimento educacional especializado. A análise documental levou em consideração os registros das professoras de educação especial com foco nos Anos Iniciais e na Educação de Jovens e Adultos. A revisão de literatura (2018 a 2023) envolveu os portais de periódicos Scielo e Redalyc. As análises foram realizadas a partir do referencial teórico que envolve o pensamento sistêmico, considerando, prioritariamente, os conceitos de relações e de rede. A partir da análise torna-se possível afirmar que o debate encontrado na revisão de literatura aponta para a importância do ensino colaborativo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas. Indica-se, ainda, a importância do aspecto formativo e de condições estruturais do contexto escolar para que o ensino colaborativo seja possível para qualificar as práticas docentes. Por fim, destacamos a emergência de mais produções acerca da temática a fim de contribuir com os processos inclusivos.
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