O Atendimento Educacional Especializado no Colégio de Aplicação da UFRGS:

o ensino colaborativo em pauta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.139752

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Ensino colaborativo, Educação Básica, Educação Especial

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o ensino colaborativo como estratégia potencializadora dos processos inclusivos a partir da experiência do atendimento educacional especializado no Colégio de Aplicação da UFRGS. Pautada em uma abordagem qualitativa, a investigação organizou-se a partir da análise documental e da revisão de literatura, bem como, da experiência do ensino colaborativo como proposta constituinte do atendimento educacional especializado. A análise documental levou em consideração os registros das professoras de educação especial com foco nos Anos Iniciais e na Educação de Jovens e Adultos. A revisão de literatura (2018 a 2023) envolveu os portais de periódicos Scielo e Redalyc. As análises foram realizadas a partir do referencial teórico que envolve o pensamento sistêmico, considerando, prioritariamente, os conceitos de relações e de rede. A partir da análise torna-se possível afirmar que o debate encontrado na revisão de literatura aponta para a importância do ensino colaborativo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas. Indica-se, ainda, a importância do aspecto formativo e de condições estruturais do contexto escolar para que o ensino colaborativo seja possível para qualificar as práticas docentes. Por fim, destacamos a emergência de mais produções acerca da temática a fim de contribuir com os processos inclusivos.




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Biografia do Autor

Mayara Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS). Professora de Educação Especial no Colégio de Aplicação (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. 

Carla Maciel da Silva, UFRGS

Professora da área de Educação Especial no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS).

Bruna Barros de Borba , UFRGS

Estudante de licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de extensão em ação vinculada ao Programa CAp-Inclusão no Colégio de Aplicação da UFRGS.

Rafael dos Santos Franzen , UFRGS

Licenciando em Letras Português/Italiano desde 2020 (UFRGS) e bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFRGS) no projeto Formação de Professores,Inovação e Práticas Pedagógicas Inclusivas no Colégio de Aplicação da UFRGS - 2023 (Cap/UFRGS)

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Publicado

18-07-2024

Como Citar

SILVA, M. C. da; MACIEL DA SILVA, C.; BARROS DE BORBA , B.; DOS SANTOS FRANZEN , R. O Atendimento Educacional Especializado no Colégio de Aplicação da UFRGS:: o ensino colaborativo em pauta. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.139752. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/139752. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 1