Docência compartilhada como princípio basilar na área dos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação/UFRGS:

entre história e práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.139437

Palavras-chave:

Colégio de Aplicação UFRGS, Área dos Anos Iniciais, Docência Compartilhada, Práticas Pedagógicas

Resumo

O artigo tem como objetivo principal historicizar a docência compartilhada na área dos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação/UFRGS (CAp/UFRGS), tomando-a como um princípio basilar da prática pedagógica. Para tanto, nos valemos de entrevista, observação participante e leitura de documentos produzidos pela referida área como ferramentas metodológicas para tecer análises a respeito do tema. Além disso, contextualizamos a docência compartilhada a partir do relato de experiência de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental no ano de 2023 do CAp/UFRGS com a finalidade de demonstrar as potencialidades do trabalho diante do desafio de turmas heterogêneas que precisam de mediações que se encaminham para a diferenciação do ensino. Essa prática foi gestada para garantir a permanência e a qualidade de atendimento aos estudantes e famílias em seus aspectos sociais, econômicos, raciais, culturais, emocionais e cognitivos; construindo, assim, uma escola mais inclusiva. As professoras relataram que, a partir da docência compartilhada, ao mesmo tempo em que as turmas passaram a ter avanços significativos nas aprendizagens, as próprias professoras  passaram a ter mais tempo de qualidade e maior assertividade para gerir situações de conflito; vendo, assim, potencializada a reflexão sobre sua prática e a humanização das condições de trabalho.




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Biografia do Autor

Mariana Venafre Pereira de Souza, Colégio de Aplicação da UFRGS

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Sofia Schander, Colégio de Aplicação UFRGS

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora substituta do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Colégio de Aplicação da UFRGS.

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Publicado

18-07-2024

Como Citar

DE SOUZA, M. V. P.; SCHANDER, S. Docência compartilhada como princípio basilar na área dos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação/UFRGS:: entre história e práticas pedagógicas. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.139437. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/139437. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 1