Ao Compasso da vida
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.139429Palavras-chave:
Colégio Aplicação, Relato de experiência, Ação , PedagogicoResumo
O presente Relato de Experiências compreende uma síntese das atividades por mim desenvolvidas durante minha permanência no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No ano das comemorações dos 70 anos da criação do CAp, é com orgulho que participo da Edição Especial do “Cadernos do Aplicação”, para a qual criei este texto que demonstra a importância da interação entre o Corpo Docente, Discente e Técnico-Administrativo como veículo fundamental para a formação e desenvolvimento das crianças e adolescentes, além de contribuir para a capacitação de adultos que ali vieram e vêm buscar a ampliação de seus conhecimentos. Para enriquecer minha narrativa, utilizei a música e a fotografia como instrumentos de expressão, uma vez que estas são uma constante em minha vida, tanto pessoal como profissional. Considero que esse período em que participei da comunidade escolar Capeana, no desempenho das mais variadas funções, foi uma experiência profundamente marcante e me permitiu transitar nas áreas do Aprendizado, do Ensino, da Pesquisa e das Ações de Extensão, das quais participei direta e/ou indiretamente.
Downloads
Referências
BRASIL Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais Língua
Estrangeira. Parâmetros Curriculares Nacionais, 2006.
BATISTA, Antônio Augusto G. Aula de Português: Discurso e Saberes Escolares. 2001.
BENVENUTI, Juçara. Letramento, leitura e literatura no ensino médio da modalidade de
educação de jovens e adultos: uma proposta curricular. 2011. Tese (Doutorado) – Programa
de Pós-Graduação, Instituto de Letras, UFRGS, Porto Alegre, 2011.
CLARK, H. O uso da linguagem. In: AZEVEDO, N. O.; GARCEZ, P. M. Traduzido por
Cadernos de Tradução. Porto Alegre, 2000, p. 49-71.
GUIMARÃES, Karina Perez. Processos cognitivos envolvidos na construção de estruturas
multiplicativas. 2004. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdade de
Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.