A constituição da área de Artes Visuais do CAp/UFRGS: movimentos de uma investigação

Autores

  • Karine Storck UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.139376

Palavras-chave:

Ensino de Artes Visuais, CAp/UFRGS, Docência em Arte, Educação Básica

Resumo

O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS) que, dentre seus objetivos principais, intenciona compreender a constituição do ensino de Artes Visuais no Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp/UFRGS). Com o uso de fontes diversas, como a documentação disponível nos arquivos da instituição; um acervo fotográfico disponibilizado por uma docente da área; textos e relatos ou depoimentos já publicados por docentes que integraram esta área de ensino no CAp/UFRGS, o trabalho de investigação que se apresenta pretende também organizar e disponibilizar registros acerca do histórico do ensino das Artes Visuais na instituição. Como lentes que ainda principiam tal análise, anuncia-se uma aproximação com a perspectiva foucaultiana para os estudos em educação, a qual implica a desnaturalização dos modos de ensino ali praticados e o ensaio de possibilidades para pensar-se no ensino de Artes Visuais a partir do tempo e urgências do presente. 




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Biografia do Autor

Karine Storck, UFRGS

Doutoranda em Educação, professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

10-06-2024

Como Citar

STORCK, K. A constituição da área de Artes Visuais do CAp/UFRGS: movimentos de uma investigação. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.139376. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/139376. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 1