Aprender pela diversidade:

possibilidades do feminismo negro na escola.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.139307

Palavras-chave:

Feminismo Negro, Escola, Educação antirracista

Resumo

Este estudo realiza uma investigação das experiências vivenciadas por membros do projeto Empoderadas IG, um programa de protagonismo negro implementado em uma escola pública em Porto Alegre. A pesquisa visa compreender como a exposição a teorias do Feminismo Negro pode influenciar o empoderamento de jovens por meio da educação antirracista. O percurso metodológico utilizado neste estudo foi por meio de entrevistas semiestruturadas contando com a colaboração de oito participantes do projeto, incluindo duas professoras brancas, uma aluna branca, duas alunas não negras e três alunas negras. Foi analisado que através do acesso às teorias elaboradas por mulheres feministas negras, que exploram conceitos como: educação antirracista, descolonização, interseccionalidade, feminismo negro e educação, há um impacto positivo nas vidas das entrevistadas. Elas reconheceram o Feminismo Negro como uma ferramenta valiosa para promover o diálogo e a compreensão das diferenças nas instituições de ensino, destacando sua relevância para a construção de um ambiente mais inclusivo e igualitário.

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Biografia do Autor

Luciana Dornelles Ramos

Doutora em Educação

Victor Paiva de Jesus

Mestre em Educação, Professor na Escola Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni SSA/BA.

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Publicado

28-05-2024

Como Citar

DORNELLES RAMOS, L.; PAIVA DE JESUS, V. Aprender pela diversidade:: possibilidades do feminismo negro na escola. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.139307. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/139307. Acesso em: 23 abr. 2025.