Grupo de Teatro no CAp
Percursos de um projeto de extensão para escola e comunidade
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.138888Palavras-chave:
Grupo de teatro, Escola, Mediação teatral, Teatro e comunidade, Extensão universitáriaResumo
O texto descreve a experiência do Projeto de Extensão Grupo de Teatro no CAp, em desenvolvimento no Colégio de Aplicação da UFRGS desde o ano de 2022. No relato, as concepções pedagógicas e metodológicas que orientam o projeto e as ações realizadas com discentes e comunidade são descritas, comentadas e avaliadas. O projeto é apresentado de forma detalhada visando inspirar possibilidades de trabalho com o teatro na escola na perspectiva da mediação teatral. A prática teatral desenvolvida de maneira continuada e amplificada no projeto promove maior acesso às vivências em teatro às/aos participantes, que podem ampliar seu repertório teatral, e também ao público espectador das produções e ações realizadas. A reflexão sobre as ações desenvolvidas no projeto revela que a existência de um grupo de teatro na escola possibilita, aos/às participantes, a interação com colegas de outras turmas e espaços educativos, aspecto que, como se observa, fortalece vínculos e auxilia no desenvolvimento da autonomia dos/das jovens.
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Referências
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