Grupo de Teatro no CAp

Percursos de um projeto de extensão para escola e comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.138888

Palavras-chave:

Grupo de teatro, Escola, Mediação teatral, Teatro e comunidade, Extensão universitária

Resumo

O texto descreve a experiência do Projeto de Extensão Grupo de Teatro no CAp, em desenvolvimento no Colégio de Aplicação da UFRGS desde o ano de 2022. No relato, as concepções pedagógicas e metodológicas que orientam o projeto e as ações realizadas com discentes e comunidade são descritas, comentadas e avaliadas. O projeto é apresentado de forma detalhada visando inspirar possibilidades de trabalho com o teatro na escola na perspectiva da mediação teatral. A prática teatral desenvolvida de maneira continuada e amplificada no projeto promove maior acesso às vivências em teatro às/aos participantes, que podem ampliar seu repertório teatral, e também ao público espectador das produções e ações realizadas. A reflexão sobre as ações desenvolvidas no projeto revela que a existência de um grupo de teatro na escola possibilita, aos/às participantes, a interação com colegas de outras turmas e espaços educativos, aspecto que, como se observa, fortalece vínculos e auxilia no desenvolvimento da autonomia dos/das jovens.




Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Marília Rocha, Colégio de Aplicação da UFRGS

Professora de Teatro, pesquisadora, atriz e palhaça. Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pesquisas na área da Pedagogia das Artes Cênicas. Professora de Teatro do Colégio de Aplicação da UFRGS.

William Fernandes Molina, UFRGS

Professor de Teatro no Departamento de Expressão e Movimento (DEM) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Doutor e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS.

Patrícia Castro Cardona, UFRGS

Licencianda em Teatro pelo Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DAD/UFRGS).

Referências

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.

KOUDELA, Ingrid Dormien (Org.); ALMEIDA JÚNIOR, José Simões de (Org.). Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

UFRGS. Resolução nº 75/2019. Aprova as normas gerais para atividades de extensão universitária na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/if/wp-content/uploads/resolucao_cepe_75_2019_extensao.pdf . Acesso em: 16 fev. 2024.

Downloads

Publicado

18-06-2024

Como Citar

ROCHA, F. M.; FERNANDES MOLINA, W.; CASTRO CARDONA, P. Grupo de Teatro no CAp: Percursos de um projeto de extensão para escola e comunidade. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.138888. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/138888. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 1