Na Escola e no Museu:

Reflexões sobre Ensino de História Indígena do RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.138885

Palavras-chave:

Ensino de História, Museu, Aula Oficina, História Indígena

Resumo

Este artigo traz o relato de experiência de dois espaços de atuação sobre a história indígena do Rio Grande do Sul, o projeto de Educação Continuada no Colégio de Aplicação e a curadoria da exposição Memória e Resistência no Museu de História Julio de Castilhos. Ambos relatos focam nas abordagens críticas sobre ensino de história indígena do Rio Grande do Sul, e as suas problematizações partem das limitações dos respectivos campos com o objetivo de abordar possibilidades de Ensino de História Indígena. Trazendo reflexões teóricas e metodológicas acerca das experiências em sala de aula e no museu, ou seja, de pesquisa, ensino e curadoria, este artigo aponta questões problematizadoras em comum, que podem gerar novas práticas de representação dos povos indígenas no ensino e no campo do patrimônio, buscando também uma relação de escuta com as comunidades contemporâneas. Concluindo que apesar do pouco tempo da obrigatoriedade desse tema nos currículos, uma abordagem que preze o diálogo e a experiência é fundamental para combater preconceitos.




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Biografia do Autor

Guilherme Maffei Brandalise, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em História pela UFRGS (2023), Licenciado em História pela mesma Universidade (2020) e Analista em Assuntos Culturais do Museu de História Julio de Castilhos (SEDAC-RS).

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Publicado

07-06-2024

Como Citar

MAFFEI BRANDALISE, G. Na Escola e no Museu:: Reflexões sobre Ensino de História Indígena do RS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.138885. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/138885. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 1