História e memória do Colégio de Aplicação da UFRGS (1954-1984)
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.138876Palavras-chave:
Colégio de Aplicação da UFRGS. Memória. História.Resumo
O presente artigo analisa um conjunto de relatos de memória elaborados por ex-professoras/es e ex-estudantes do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS, publicados em vários números da Revista Cadernos do Aplicação e que se referem ao período entre 1954 e 1984. Nos textos analisados, com base nas reflexões de Pesavento, Sarlo e Jelin sobre representações e memória, foi possível perceber como foram rememorados os diferentes momentos da história do Aplicação, os espaços que a escola ocupou no campus central da UFRGS, os reflexos do período ditatorial na atuação de professoras/es e estudantes, além das transformações administrativas e pedagógicas vivenciadas no CAp. A reunião dos relatos de memória publicados em distintos contextos históricos dá acesso às formas como a instituição de educação básica, inserida em uma universidade federal, foi sendo representada ao longo do tempo e contribui para pensar nos desafios enfrentados no presente, quando o colégio completa 70 anos de existência.
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Referências
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