Descolonização e antirracismo em sala de aula, uma prática constante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.138873

Palavras-chave:

Ensino de História, Antirracismo , Fontes, Mulheres Negras

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e os temas abordados em uma oficina ministrada para o 9º ano do Colégio de Aplicação da UFRGS. Esta oficina faz parte do projeto de Extensão “Discutindo Ditadura, Relações de Gênero e Direitos Humanos na Escola”. Também visa trazer reflexões sobre a prática de ensino na disciplina de História, os usos de recursos e abordagens teóricas para oportunizar a construção da cidadania. Nesse sentido, trabalhou-se a questão da população negra no pós-abolição dando especial ênfase para a história de mulheres negras neste período, trazendo elementos da literatura e do patrimônio histórico sul brasileiro para tornar dinâmica a aula expositiva. Entre os materiais pedagógicos empregados citamos letras de músicas e videoclipes de artistas de rap. Durante a atividade foi possível, através da leitura de textos e imagens, propor reflexões coletivas para a turma sobre negros e negras no pós-abolição, percebendo as mobilizações que garantiram conquistas frente às desigualdades.










Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taiane Naressi Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em História pela UFRGS, doutoranda pela mesma instituição no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social. 

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

COLLINS Patricia. Hill. Black feminist thought in the matrix of domination. Black Feminist Thought: Knowledge, Consciousness, and the Politics of Empowerment, 1990.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação. Episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

RIOS, Ana Lugão; MATTOS, Hebe Maria. O pós-Abolição como problema histórico: balanços e perspectivas. Topoi, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 8, 2004.

Vídeo-clipes apresentados:

"Mulheres negras" - Yzalú no Estúdio Showlivre 2016: https://www.youtube.com/watch?v=6p9cthjjMa4

Tarja-Preta - Falsa Abolição: https://www.youtube.com/watch?v=MB2LQlWVWKU

Rincon Sapiência - A Coisa Tá Preta: https://www.youtube.com/watch?v=FsTTvHoLxEA

Downloads

Publicado

07-06-2024

Como Citar

NARESSI LOPES, T. Descolonização e antirracismo em sala de aula, uma prática constante. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.138873. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/138873. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 1