Descolonização e antirracismo em sala de aula, uma prática constante
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.138873Palavras-chave:
Ensino de História, Antirracismo , Fontes, Mulheres NegrasResumo
Este texto tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e os temas abordados em uma oficina ministrada para o 9º ano do Colégio de Aplicação da UFRGS. Esta oficina faz parte do projeto de Extensão “Discutindo Ditadura, Relações de Gênero e Direitos Humanos na Escola”. Também visa trazer reflexões sobre a prática de ensino na disciplina de História, os usos de recursos e abordagens teóricas para oportunizar a construção da cidadania. Nesse sentido, trabalhou-se a questão da população negra no pós-abolição dando especial ênfase para a história de mulheres negras neste período, trazendo elementos da literatura e do patrimônio histórico sul brasileiro para tornar dinâmica a aula expositiva. Entre os materiais pedagógicos empregados citamos letras de músicas e videoclipes de artistas de rap. Durante a atividade foi possível, através da leitura de textos e imagens, propor reflexões coletivas para a turma sobre negros e negras no pós-abolição, percebendo as mobilizações que garantiram conquistas frente às desigualdades.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
COLLINS Patricia. Hill. Black feminist thought in the matrix of domination. Black Feminist Thought: Knowledge, Consciousness, and the Politics of Empowerment, 1990.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação. Episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
RIOS, Ana Lugão; MATTOS, Hebe Maria. O pós-Abolição como problema histórico: balanços e perspectivas. Topoi, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 8, 2004.
Vídeo-clipes apresentados:
"Mulheres negras" - Yzalú no Estúdio Showlivre 2016: https://www.youtube.com/watch?v=6p9cthjjMa4
Tarja-Preta - Falsa Abolição: https://www.youtube.com/watch?v=MB2LQlWVWKU
Rincon Sapiência - A Coisa Tá Preta: https://www.youtube.com/watch?v=FsTTvHoLxEA
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.