Estratégias de mediação de escrita no Ensino Médio em busca de espaços para as subjetividades

Autores

  • Daniela Favero Netto Universidade Federal do Rio Grande do SulColégio de Aplicação (CAp-UFRGS) https://orcid.org/0000-0002-1367-1263
  • Isabella Fortes Boeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.138401

Palavras-chave:

Mediação de escrita, Estratégias de mediação , Espaços para as subjetividades

Resumo

Este artigo analisa estratégias de mediação de escrita em um processo de ensino-aprendizagem com espaços para as subjetividades em turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola federal de Porto Alegre. A pesquisa buscou diferenciar uma escrita burocrática (GRIGOLETTO, 2011) de uma com espaço para as subjetividades, ou seja, destituída da contenção imposta por modelos estabelecidos. Como fundamentação teórica, adotamos a concepção bakhtiniana de linguagem e de escrita como práticas sociais indissociáveis do contexto sócio-histórico (BAKHTIN, 2011). De cunho qualitativo-interpretativo, a pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009). A mediação de escrita fundamentou-se nas seguintes qualidades discursivas: unidade temática, concretude e questionamento (GUEDES, 2009). Os dados utilizados para a análise foram os textos dos estudantes, os bilhetes orientadores de reescrita (MANGABEIRA; DA COSTA; SIMÕES, 2012) e os registros em diários de campo (GIL, 2008), e os resultados foram cotejados com os dados de uma pesquisa anterior realizada em situação de ensino remoto. A leitura em voz alta dos textos produzidos e os espaços de aula destinados à elaboração dos textos possibilitaram a descoberta de novas estratégias no ambiente presencial, quais sejam: a interlocução imediata e a resolução de dúvidas sobre o bilhete orientador. 




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Biografia do Autor

Daniela Favero Netto, Universidade Federal do Rio Grande do SulColégio de Aplicação (CAp-UFRGS)

Licenciada em Letras pela UFRGS (2004). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, na linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística (2006). Doutora em Letras, na área de Estudos da Linguagem, na linha de pesquisa Linguística Aplicada, também pela UFRGS (2017).  Professora de Língua Portuguesa e de Literatura do Colégio de Aplicação da UFRGS desde 2011. Pesquisa, principalmente, sobre ensino e aprendizagem de escrita na Educação Básica.

Isabella Fortes Boeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa. Bolsista de Iniciação Científica no Projeto de Pesquisa Investigação sobre Práticas de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, com enfoque na temática Escrita e (inter)subjetividades no Ensino Médio. Integrante do grupo de pesquisa Grupo de Investigação sobre práticas de língua portuguesa e literatura na Educação Básica

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

FAVERO NETTO, D.; FORTES BOEIRA, I. Estratégias de mediação de escrita no Ensino Médio em busca de espaços para as subjetividades . Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.138401. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/138401. Acesso em: 23 abr. 2025.